Cartaz de cinema

Guerra de propaganda entre China e Estados Unidos origina vídeo a ridicularizar Donald Trump

Publicado em 4 Mai. 2020 às 13:34, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: COVID-19, Bastidores)

Guerra de propaganda entre China e Estados Unidos origina vídeo a ridicularizar Donald Trump

Um guerreiro de terracota e a Estátua da Liberdade trocam acusações num vídeo divulgado pela agência de notícias do governo chinês.

A agência de notícias Xinhua, controlada pelo governo chinês, publicou um curto vídeo animado com figuras Lego a ridicularizar a atitude norte-americana diante da epidemia de COVID-19.

Publicado no final da passada semana na China, o vídeo intitulado "Era Uma Vez o Vírus" mostra o diálogo entre um guerreiro de terracota chinês (de máscara cirúrgica) e a Estátua da Liberdade (sem máscara).  

Na troca de impressões entre as duas figuras surgem algumas das tiradas do presidente dos EUA, Donald Trump.

À afirmação "descobrímos um novo vírus" a resposta é "E daí?".

O diálogo prossegue com o guerreiro de terracota chinês a proferir afirmações em linha com o que tem sido aplicado pela maior parte do mundo e a estátua a replicar com afirmações contraditórias e erradas.

- É perigoso.

- É só uma gripe.

- Usem máscaras.

- Não usem máscaras.

- Fiquem em casa.

- É uma violação dos direitos humanos.

- Construam hospitais temporários.

- São campos de concentração.

- Construído em dez dias.

- Exibicionistas!

- Fiquem em casa.

- Seus bárbaros.

O diálogo termina com a Estátua da Liberdade a mudar de cor, de máscara e ligada a um saco de soro enquanto o soldado de terracota diz "É isto que mais adoro nos americanos, a vossa consistência".

"Once Upon a Virus"

Depressa a Lego veio a público negar qualquer envolvimento na realização do vídeo. A empresa dinamarquesa diz-se "concentrada em levar brinquedos às crianças e famílias" afastando qualquer ligação à manobra de propaganda das autoridades de Pequim.

Ao longo dos últimos meses, tem existido uma troca de acusações entre os governos da China e dos EUA sobre a origem do novo coronavírus e acerca da forma como cada país lidou com a doença.

Do lado norte-americano afirmou-se que o vírus foi criado num laboratório em Wuhan (primeiro foco da doença). Um boato que recebeu do lado asiático uma resposta de sentido contrário quando em março um porta-voz do ministério chinês dos negócios estrangeiros escreveu no Twitter que teria sido o exército os EUA a trazer o vírus para Wuhan.

As duas afirmações não têm qualquer base de verdade.

Trump acusou também os chineses e a Organização Mundial de Saúde (OMS) de negligência na forma como trataram a epidemia permitindo que se espalhasse ao resto do mundo, e retirou o financiamento norte-americano à OMS.