Cartaz de cinema

Grelha de outono e inverno na RTP Memória traz Hitchcock e mais cinema português

Publicado em 30 Set. 2016 às 16:43, por , em Notícias de Televisão e Séries

Grelha de outono e inverno na RTP Memória traz Hitchcock e mais cinema português

A nova grelha de programas da RTP Memória arranca no domingo , 2 de outubro, com o regresso de "Traz Prá Frente". Inês Lopes Gonçalves desafia as recordações de Nuno Markl, Júlio Isidro, Fernando Alvim e Álvaro Costa, para ver às 23h00.

O  "Inesquecível" com Júlio Isidro volta a estar no ar no sábado, 8 de outubro, às 23h00. Segundo o próprio, " como se tratava de um retorno, caprichei. Convidei a ex-fadista Lídia Ribeiro e a filha, a produtora e apresentadora Teresa Guilherme. Valeu a pena porque o programa está cheio de sorrisos, muitas lágrimas, carinho e até de silêncios que dizem tanto em televisão."

Em semana de aniversários, festeja-se o Cinema e o Documentário Português. A  RTP Memória comemora 12 anos a 4 de outubro, e um dos seus grandes parceiros, o Arquivo Nacional da Imagem em Movimento (ANIM), assinala 20 anos de existência dois dias mais tarde, a 6 de outubro.

Para assinalar as duas datas, a RTP Memória dedicará a semana aos clássicos do cinema português e ao documentário nacional. Em estreia absoluta, serão exibidas as cópias restauradas  de três grandes clássicos do Cinema Português. "A Canção de Lisboa" - sábado, 8 de outubro, às 15h00; "O Costa do Castelo" - domingo, 9 de outubro, às 15h00; e "João Ratão"- domingo, 9 de outubro, às 00h00.

Na área dos documentários, a 5 de outubro é a vez de "Memórias da República", e no dia seguinte "No Tempo do Cinema: João Bénard da Costa". Nos dias 6 e 7 são dados a  conhecer "Os Baús da Cinemateca". A semana encerra com "A Ponte de Todos", a 7 de outubro, às 13h00, no que será o arranque de uma parceria que durante um ano trará à antena da RTP Memória centenas de documentários nacionais.

Com a chegada do inverno regressam ao estúdio os locutores de continuidade com Herman José como primeiro convidado:

Bem a propósito, a partir de 3 de outubro, de segunda a sexta-feira, ao início da noite, são repostos os grandes sucessos do humorista, começando com "O Tal Canal", o seu primeiro grande projeto, que chegou à RTP em 1983 e é aqui apresentado pelo próprio:

Nessa mesma noite, precisamente 61 anos e um dia após a estreia original em televisão, no canal CBS, dos Estados Unidos, chega "Alfred Hitchcock Apresenta", com o grande mestre do suspense a ser o anfitrião numa série de antologia de histórias de crime e mistério que irá para o ar de terça a sexta, às 23h00.

A primeira incursão de Hitchcock no pequeno ecrã esteve em exibição entre 1955 e 1965 e lançou para a fama a silhueta gorducha do realizador, a composição Marcha Fúnebre de Uma Marioneta, do compositor francês Charles Gounod, o "Good evening" com que saudava os espectadores no início de cada episódio e um conjunto de pequenas pérolas do suspense com 25 minutos cada, assinadas por nomes como Robert Altman, Ida Lupino, ou William Friedkin. O próprio Hitch acabou por realizar 17 episódios.