Publicado em 27 Nov. 2018 às 22:58, por Samuel Andrade, em Notícias de cinema (Temas: Temporada de prémios)
O National Board of Review, associação norte-americana de críticos, académicos e profissionais de Cinema, anunciou hoje as escolhas relativas a 2018, divulgando também os seus dez melhores filmes do ano e assinalando assim, de forma quase oficial, o início da temporada de prémios cinematográficos.
"Green Book - Um Guia Para a Vida", drama realizado por Peter Farrelly, centrado na história de um motorista branco que conduz o pianista negro Don Shirley durante uma digressão ao Sul dos Estados Unidos nos anos 60, foi considerado como Melhor Filme do ano, tendo o seu protagonista, Viggo Mortensen, arrecadado o prémio de Melhor Ator.
O musical "Assim Nasce Uma Estrela" valeu à cantora Lady Gaga e a Sam Elliott os prémios de Melhor Atriz e Ator Secundário respetivamente, com Bradley Cooper, na sua estreia atrás das câmaras, a ser considerado Melhor Realizador. Regina King, por "If Beale Street Could Talk", foi galardoada para Melhor Atriz Secundária.
Os principais vencedores de 2018 do National Board Review, num conjunto de títulos que poderá ser uma presença constante nos próximos meses, foram (títulos em português indicam filmes já estreados ou com tradução anunciada no nosso país):
Os dez melhores filmes do ano para o National Board of Review (por ordem alfabética):
O palmarés completo do National Board of Review pode ser consultado no site da associação.