Publicado em 12 Jan. 2021 às 14:27, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Temporada de prémios, Cinema Norte-Americano)
Segunda-feira à noite em Nova Iorque, no restaurante Cipriani, em Wall Street. Uma mão-cheia de pessoas, entre responsáveis do International Filmmaker Project (IFP) e individualidades da área do cinema e televisão, revelaram os vencedores da 30.ª edição dos Gotham Awards, destinado a premiar as melhores longas-metragens norte-americanas do ano anterior, produzidas com orçamentos inferiores a 35 milhões de dólares. Do outro lado, intervenções online e o público que pode assistir à emissão por meios digitais.
"Nomadland" ganhou o prémio de melhor filme. Foi a segunda vitória nesta categoria para a realizadora Chloé Zhao após o triunfo em 2018 com a sua primeira obra, "The Rider". A história de uma mulher de 60 anos, forçada a largar tudo para viver numa autocaravana e percorrer as estradas do país, foi também a preferida do público que pode votar entre todos os nomeados para melhor filme, documentário e filme internacional.
Riz Ahmed venceu entre os atores, pelo trabalho em "Sound of Metal", e Nicole Beharie entre as atrizes, graças ao papel desempenhado em "Miss Juneteenth".
Kingsley Ben-Adir, que interpretou o ativista Malcom X em "One Night in Miami" foi escolhido como ator revelação.
Nas categorias de melhor argumento e melhor documentário registaram-se empates, com as vitórias repartidas entre "The Forty-Year-Old Version" e "Fourteen", e entre "A Thousand Cuts" e "Time", respetivamente.
Abaixo, a lista completa de vencedores: