Cartaz de cinema

Globo celebra Dia Internacional da Mulher com a exibição da minissérie "Memorial de Maria Moura"

Publicado em 4 Mar. 2022 às 11:28, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

Globo celebra Dia Internacional da Mulher com a exibição da minissérie "Memorial de Maria Moura"

Protagonizada por Glória Pires, a trama tem estreia marcada para 7 de março, às 22h20, no canal Globo.

Adaptada da obra homónima de Rachel de Queiroz, "Memorial de Maria Moura" acompanha a saga de uma mulher forte e determinada contra a submissão feminina na sociedade patriarcal do século XIX. A minissérie é protagonizada por Glória Pires e chega ao canal Globo a 7 de março, às 22h20, para assinalar o Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia seguinte.

Maria Moura (Gloria Pires) tem um histórico familiar doloroso: perde o pai (Angelo de Matos) na infância e, aos 17 anos, encontra a mãe (Bete Mendes) morta em casa, pendurada no teto pelo pescoço, como se fosse um suicídio. A jovem, no entanto, está certa de a mãe foi assassinada. O provável autor é o seu padrasto, que passa a aliciá-la.

Para vingar a morte da mãe, seduz o empregado e amigo de infância Jardilino (Lui Mendes) e pede-lhe para matar o padrasto.

Imersa na violência e nas disputas de terra tão presentes no seu contexto de vida, Maria Moura passa a reagir com igual rivalidade com todos aqueles que não cumprem as suas regras e leis. Protegida por empregados da família, reúne um grupo de pessoas para que a ajudem a conquistar a terra herdada do pai, a serra dos Padres. Mas, para isso, precisa impedir a invasão dos seus ardilosos primos Tonho (Ernani Moraes), Irineu (Otávio Müller) e Firma (Zezé Polessa).

O bando de Maria Moura aumenta com a adesão de pessoas injustiçadas ou perseguidas, como a prima Marialva (Cristiana Oliveira) e o seu companheiro, o malabarista e atirador de facas Valentim (Jackson Antunes). Contra as regras sociais estabelecidas, a protagonista é capaz de tudo em nome da liberdade, sendo cruel com os adversários e leal aos que a apoiam. Só fraqueja quando se apaixona pelo sedutor Cirino (Marcos Palmeira)...

Com 19 episódios, a série "Memorial de Maria Moura" será exibida de segunda-feira a sábado, às 22h20, no canal Globo.