Cartaz de cinema

"Giri/Haji" cancelada pela BBC e Netflix

Publicado em 11 Set. 2020 às 13:25, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries

"Giri/Haji" cancelada pela BBC e Netflix

A série "Giri/Haji" foi cancelada numa decisão conjunta da BBC e Netflix, confirmou quarta-feira a Radio Times que cita um porta-voz do canal público britânico.

No habitual discurso de circunstância, a BBC afirmou:

Estamos extremamente orgulhosos de "Giri/Haji" e do reconhecimento que alcançou. No entanto, de modo a criar espaço para novos dramas, a série não regressará. Estamos muito gratos a Joe [Barton, criador da série] e ao elenco e equipa por todo o trabalho árduo efetuado.

"Giri/Haji" acompanha Kenzo Mori (Takehiro Hira), um detetive de Tóquio que viaja até Londres em busca do irmão mais novo, Yuto (Yosuke Kubozuka). Outrora pensara que Yuto estava morto, mas agora crê que veste a pele de um gangster da máfia Yakuza procurado pelo homicídio de um empresário japonês. Em jogo está a honra da família, assim como a frágil paz entre gangues rivais no Japão. Em Londres, a investigação leve Kenzo a conhecer Rodney Yamaguchi (Will Sharpe) e a detetive Sarah Weitzmann (Kelly Macdonald).

Lançada no Reino Unido pela BBC em outubro de 2019, a série de oito episódios teve distribuição internacional através da Nettflix em janeiro deste ano.

Foi nomeada para três Baftas na última edição dos prémios da televisão britânica, e acabaria por vencer na categoria de melhor ator secundário, através de Will Sharpe.

O cancelamento veio interromper os planos do criador da série, Joe Barton, que confessou:

Já tínhamos o enredo definido para a segunda temporada. Seria muito mais centrada em Rodney e Taki. É uma pena, mas pelo menos não terei a oportunidade de lixar a série.

Mais formal, foi a reação da Sister Pictures. A empresa produtora que também esteve envolvida em séries como "Chernobyl" diz que:

Estamos obviamente muito desapontados por não prosseguir com a BBC e a Netflix, já que o Joe Barton tinha grandes planos para as personagens.

Antes, algum mal-estar relativo à alegada falta de interesse em promover a série por parte da Netflix tinha sobressaído nas redes sociais através do realizador Nick Murphy, com resposta pronta de Barton que acrescentou "Às vezes penso que se esqueceram de que a produziram"