Cartaz de cinema

Gérard Depardieu condenado em Paris

Publicado em 13 May. 2025 às 10:19, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Europeu, Celebridades, Bastidores)

Gérard Depardieu condenado em Paris

O ator francês foi condenado a 18 meses de prisão com pena suspensa.

O ator francês Gérard Depardieu foi condenado esta terça-feira, em Paris, a uma pena suspensa de 18 meses de prisão por agressões sexuais cometidas contra duas mulheres durante as filmagens do filme "Les Volets Verts", em 2021.

O tribunal considerou provado que o artista, de 76 anos, teve comportamentos inapropriados com uma decoradora e uma assistente de produção no set da longa-metragem. Depardieu, que não esteve presente na leitura da sentença, negou sempre as acusações, embora tenha reconhecido linguagem imprópria e contacto físico com uma das vítimas, mas rejeitando sempre qualquer intenção sexual.

O processo é visto em França como um momento decisivo na resposta do sector audiovisual francês a casos de conduta sexual indevida.

Durante o julgamento, as queixosas relataram toques não consentidos e comentários obscenos. O Ministério Público acusou o ator de não assumir responsabilidade pelos seus atos e solicitou a pena que veio a ser aplicada.

Apesar de continuar a contar com apoios no meio artístico, Depardieu enfrenta outras denúncias, incluindo uma investigação por alegada violação, apresentada em 2018, que poderá dar origem a um novo julgamento.

Figura incontornável do cinema francês desde os anos 70, Depardieu vê-se agora envolto num dos mais mediáticos casos de agressão sexual da cultura francesa contemporânea.