Cartaz de cinema

Galiza e Norte de Portugal unidos no novo programa "Sem Fronteiras" da RTP1

Publicado em 11 Jan. 2021 às 15:57, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

Galiza e Norte de Portugal unidos no novo programa "Sem Fronteiras" da RTP1

A Galiza e o Norte de Portugal têm várias coisas em comum, entre elas os inúmeros lugares que partilham o mesmo nome. São esses lugares que vão receber a visita de "Sem Fronteiras", para uma descoberta de semelhanças e particularidades.

Produção conjunta entre a RTP e a TVGaliza, "Sem Fronteiras tem como anfitriões a portuguesa Beatriz Gosta e o galego Javier Varela, que irão assumir o papel de guias e percorrer as várias localidades, tendo como ponto de partida as suas semelhanças e conhecer as tradições, a cultura, a gastronomia, os festivais e as gentes. Mas com uma particularidade: Beatriz vai até à Galiza e Javier atravessa a fronteira e vem conhecer o Norte de Portugal.

Aventureiros e irreverentes, os apresentadores enviados ao outro lado da fronteira vão descobrir as terras e revelar o que mais os surpreende e agrada em cada lugar. Cada programa visita duas localidades, uma portuguesa e outra galega.

Ao longo de 12 programas serão explorados locais no Norte de Portugal como Riba de Ave, Baião, Vila Nova de Gaia, Ribeira de Pena, Vimioso, Vila Flor, Vieira do Minho, Póvoa do Varzim, Vale de Cambra, Ponte de Lima, Castro Laboreiro e Gerês. Na Galiza, foram visitadas Ribadavia, Baiona, Vilanova de Arousa, Ribeira, Vimianzo, Vilalba, Salvaterra de Miño, A Pobra de Broullón, Cambre, A Pontenova, Castro Caldelas e Xurés.

O programa de estreia desloca-se às as vilas Ribeira e Ribeira de Pena. Beatriz Gosta vai conhecer o caráter irredutível de Ribeira, as suas tradições, o seu mar e a incomparável ilha de Sálvora. Javier Varela viaja até Ribeira de Pena, onde terá a oportunidade de conhecer os segredos do linho, a história de um escritor único, provar um prato típico e voar por cima de um bosque.

"Sem Fronteiras", a partir de domingo, 17 de janeiro, às 12h30, na RTP1.