Cartaz de cinema

"Gabriela" invadiu Portugal há 45 anos

Publicado em 15 Mai. 2022 às 20:50, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries

"Gabriela" invadiu Portugal há 45 anos

A primeira telenovela brasileira chegou a Portugal a 16 de maio de 1977 e mudou o país. Desde essa data, todas as noites há uma novela da Globo em exibição.

Três anos após a revolução dos cravos, chegou a Portugal um novo género de ficção televisiva. "Gabriela" estreou na RTP (na altura o único canal disponível) a Portugal a 16 de maio de 1977. A história arrebataria o coração dos portugueses de uma forma nunca vista. Nascia o fascínio pela telenovela.

Portugal parava, literalmente, para ver "Gabriela", ainda a preto e branco (a cor só chegaria em março de 1980), num fenómeno sem precedentes. As famílias reuniam-se na sala e quem não tinha televisão juntava-se nos cafés, ou nas tascas, para não perder um episódio da trama adaptada da obra de Jorge Amado e protagonizada por Sónia Braga e Armando Bogus. Expressões inéditas entraram no léxico do país que até há pouco tempo, vivia fechado sobre si mesmo. A popularidade estendeu-se até à Assembleia da República, onde os trabalhos foram interrompidos para ver o último episódio.

Passados 45 anos, a telenovela continua a ser um dos produtos mais consumidos da televisão portuguesa, agora com a forte concorrência das produções locais.

No entanto, a Globo continua parte do quotidiano dos portugueses. Na televisão aberta, através da SIC, estão a ser exibidas "Fina Estampa", "Amor Eterno Amor" e "Pantanal". No canal Globo, presente em todos os operadores, e através do Globoplay, a oferta alarga-se ainda mais. Mas tudo começou com um cheirinho a cravo e canela, e as palavras do genérico cantadas por Gal Costa.