Cartaz de cinema

Futura - I raggazzi stanno benne

Publicado em 17 Nov. 2022 às 11:25, por Pedro Sesinando, em Opinião, Notícias de cinema (Temas: O Espírito da Colmeia, Cinema Europeu)

Futura - I raggazzi stanno benne

O documentário "Futura, Ou o Que Está Por Vir", realizado a três mãos por Alice Rohrwacher, Francesco Munzi e Pietro Marcello, dá voz à próxima geração prestes a entrar na idade adulta.

Um refrão popular de apologia da juventude atribui a esta a legitimidade de tomar o mundo nas mãos e moldá-lo à sua maneira. Talvez esta máxima possa ser aplicada à maior parte das gerações da era moderna, mas não parece ser o caso da geração representada pelos jovens de "Futura, Ou o Que Está Por Vir", o documentário idealizado por três dos mais fulgurantes nomes do actual cinema italiano, Alice Rohrwacher, Francesco Munzi e Pietro Marcello.

A proposta do trio de cineastas é simples na sua ideia: percorrer a Itália de lés-a-lés e entrevistar grupos de jovens, prestes a entrar na idade adulta, sobre o país, as suas perspectivas, ambições e angústias. Sobre o futuro, enfim.

Pese embora as já conhecidas diferenças de tecido social e cultural entre o Norte e a Itália meridional, salta à vista a uniformidade de tom no discurso destes jovens, um desapontamento existencial e material, um encolher de ombros em relação ao futuro que, não sendo niilista, também não acalenta esperança.

Este sentimento de desânimo parece ser consequente com um certo anátema de desilusão que carregam quando se confrontam com os seus ascendentes, em relação a quem sentem, ou foram levados a sentir, que partiram de uma posição de privilégio.

O documentário, com breves apontamentos de narração assumidos pela voz de Alice Rohrwacher, mais que apontar a câmara, abre um microfone e cria um fórum entre grupos de amigos que se vão desafiando na sua consciência social com o assombro de quem se vê surpreendido por estar a ser escutado. Esta revelação de significância é o momento positivo do filme, a ideia de que estes jovens conseguem sair do torpor a que foram votados e que não parecem dispostos a virar costas ao mundo, mesmo que nunca tenham sentido que este lhes pertencia.

É tentador aplicar este estado de espírito a outras realidades, não sendo de todo arriscado encontrar em "Futura" pontos comuns à juventude de qualquer outro país do sul da Europa, incluindo Portugal, mas o documentário, tendo essa universalidade, merece ser recordado pelos seus protagonistas mais que por um extrapolável ensaio sociológico. Munzi, Rohrwacher e Marcello evitaram paternalismos e passaram o testemunho.

 

"Futura, Ou o Que Está Por Vir" estreia nos cinemas portugueses a 17 de novembro 2023.