Cartaz de cinema

Fogo posto em estúdio de animação em Kyoto causa 23 mortos

Publicado em 18 Jul. 2019 às 10:39, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Indústria cinematográfica, Cinema Asiático)

Fogo posto em estúdio de animação em Kyoto causa 23 mortos

Um suspeito visto a espalhar gasolina em redor do edifício foi detido pelas autoridades japonesas.

Um incêndio na Kyoto Animation, na cidade japonesa de Kyoto, terá causado 23 mortes e ferido outras 38 pessoas, dez delas em estado grave, dizem as autoridades locais citadas pela CNN.

A polícia deteve um homem de 41 anos, visto a lançar gasolina no edifício, de acordo com as mesmas fontes. De acordo com uma testemunha no local, registou-se ainda uma explosão no interior das instalações após a deflagração do fogo que terá começado às 10h30 locais desta quinta-feira (01h00 da madrugada em Lisboa). O suspeito também está ferido e foi transportado para o hospital, acrescenta a BBC citando a imprensa japonesa. Adianta ainda que estariam cerca de 70 pessoas no edifício.

Também conhecido por KyoAni, o estúdio fundado em 1981 publica livros e revistas de anime (a banda desenhada ao estilo japonês) e produz filmes de animação.

Foi uma das empresas que participou na animação do filme "Akira" (1988) e produziu mais de duas dezenas de séries, incluindo "Violet Evergreen" (2018), disponível na Netflix. Era reconhecida como um dos melhores locais para trabalhar dentro do setor da animação e banda desenhada japonesa, preferindo ter um quadro permanente de animadores e ilustradores em vez de recorrer a freelancers, como é mais usual.