Publicado em 24 Abr. 2014 às 18:36, por Rui Brazuna, em Notícias de cinema (Temas: Primeiro olhar)
Há um novo projeto para ressuscitar no cinema a personagem criada por Alex Raymond nos anos 30 do século passado.
A Twentieth Century Fox prepara-se para voltar a pegar na personagem Flash Gordon e trazê-la para o universo dos blockbusters milionários, tendo contratado os serviços do produtor John Davis e dos argumentistas J. D. Payne e Patrick Mckay - autores do script do próximo filme "Star Trek" - que irão dar a conhecer ao público do século XXI as aventuras do herói de Mongo.
Foi há já 80 anos que os apaixonados pelos heróis a quatro cores puderam descobrir as aventuras de Flash Gordon, um universitário jogador de pólo, que se torna um herói de dois mundos viajando com a sua bela namorada Dale Arden, e o meio louco, mas genial, Dr. Hans Zarkov numa nave até ao remoto planeta Mongo. Aí descobrem que o ditador local, o terrível Ming, o impiedoso, se prepara para destruir a vida na Terra.
Flash e os companheiros juntam-se às várias facções de resistência ao pérfido imperador e vivem inúmeras peripécias plenas de perigo, acção e muitas surpresas acabando por, ao fim de vários anos, pôr termo aos desígnios expansionistas de Ming.
Criado em Janeiro de 1934 pelo brilhante desenhador/argumentista Alex Raymond, Flash Gordon depressa se tornou uma das mais populares aventuras da secção dominical dos jornais de uma América a sair da Grande Depressão, e em breve a sua popularidade iria despertar o interesse de Hollywood que em 1936 iria produzir a primeira versão cinematográfica do herói no serial, de 13 partes, Flash Gordon, protagonizado pelo então muito popular "Buster" Crabbe.
O sucesso do primeiro serial tornou possível a produção, em 1938, da sequela "Flash Gordon"s Trip to Mars", e em 1940 "Flash Gordon Conquers de Universe", onde Crabbe encarna pela derradeira vez o herói cósmico.
Na década de 1950 Flash Gordon vive um novo surto de popularidade graças à produção de uma série televisiva onde Flash Gordon é então protagonizado por Steve Holland. Contando com 39 episódios, produzidos entre 1954-55, esta encarnação de Flash Gordon viria a ser remontada para o cinema em 1957 onde encontrou um sucesso moderado.
Durante as décadas seguintes Flash Gordon voltaria aos pequenos écrans mas desta feita em formato de animação, "The New Adventures of Flash Gordon", produzidas entre 1978 e 1980, o filme animado "Flash Gordon: The Greatest Adventure of All", em 1982.
Em 1986, Flash regressa à TV, em versão animada, na série "Defenders of the Earth", onde luta contra as ameaças à Terra ao lado de outras personagens como Mandrake ou o Fantasma, também eles propriedade da King Features Syndicate.
Já nos anos 90, Flash e Dale são redesenhados para um público mais jovem na série animada Flash Gordon (1996), que a bem dizer estava a anos-luz do espírito da personagem e do seu mundo de aventuras exóticas.
Em 2007, Flash Gordon voltou ao pequeno écran numa série homónima em imagem real produzida pelo canal Sci-Fi, infelizmente as mudanças nas personagens e na base da narrativa foram tão radicais que os fãs do então septuagenário herói galáctico pouco encontraram da magia do universo de Raymond. Merecidamente a série foi cancelada ao fim de uma época.
No cinema, Flash Gordon teve apenas uma adaptação digna do seu universo fantástico, o filme homónimo dirigido em 1980 por Mike Hodges que apesar do seu lado kitsch e da bombástica banda-sonora dos Queen é, no entanto, a mais fiel versão até hoje apresentada ao público e, diga-se em abono da verdade, uma aventura muito colorida, atraente e divertida.