Cartaz de cinema

"Flash Gordon": filme de culto dos anos 80 vai ser restaurado

Publicado em 8 Mai. 2020 às 10:33, por Samuel Andrade, em Notícias de cinema (Temas: Indústria cinematográfica, Bastidores)

"Flash Gordon": filme de culto dos anos 80 vai ser restaurado

O célebre filme de Mike Hodges com banda sonora dos "Queen" pode agora ser visto em alta resolução após profundos trabalhos de restauro.

A produtora StudioCanal anunciou o restauro de "Flash Gordon", a 'space opera' realizada em 1980 por Mike Hodges, célebre pela banda sonora composta pelos Queen e que se converteu em filme de culto ao longo das últimas décadas.

Planeado para coincidir com o 40º aniversário da estreia, "Flash Gordon" foi digitalizado em resolução 4K, a partir dos materiais originais do filme, em película de 35mm, num trabalho que, segundo explica a StudioCanal, exigiu "500 horas de restauro manual para reparar instabilidade, riscos e trepidação na imagem", ao mesmo tempo que se procedeu à correção de diversos problemas – por exemplo, cortes causados por junção de bobinas ou distorção ótica – no som do filme.

O lançamento comercial da edição restaurada de "Flash Gordon", em Blu-ray, está previsto para 3 de agosto, sendo já possível adquirir o filme em modalidade de pré-venda online.