Cartaz de cinema

"O Síndrome do Vinagre" por Samuel Andrade
Filmes restaurados e raridades da Cineteca di Bologna para ver "fora de sala" e em casa

Publicado em 15 Dez. 2020 às 16:27, por Samuel Andrade, em Opinião, Notícias de cinema (Temas: Síndrome do Vinagre)

Filmes restaurados e raridades da Cineteca di Bologna para ver "fora de sala" e em casa

Em dezembro e janeiro, o programa "Fuori Sala" permite conhecer obras do arquivo da Cineteca di Bologna.

Num ano em que a pandemia da Covid-19 transformou a experiência de ver Sétima Arte e com a sala de cinema com definição e futuro incertos, a Cineteca di Bologna proporciona, junto de um público literalmente mundial, a oportunidade de assistir online a um extenso programa com filmes restaurados, ou de difícil acesso.

De 18 de dezembro a 17 de janeiro, por 15€ e mediante inscrição na plataforma italiana MyMovies, a Cineteca di Bologna prossegue o "ensaio", relativo ao festival Il Cinema Ritrovato nos passados meses de agosto e setembro, de disponibilizar obras do seu arquivo em ambiente digital.

No alinhamento desta programação especial, intitulada "Fuori Sala", será possível conhecer os novos trabalhos de restauro de filmes realizados por Federico Fellini, Charles Chaplin, John Huston, ou Max Ophüls, descobrir a produção iraniana "The Chess Game of the Wind" (título recentemente destacado no Síndrome do Vinagre) e visualizar um conjunto de documentários assinados, entre outros, por Martin Scorsese ou Agnès Varda.

Sobre a iniciativa, não podíamos deixar de salientar a nota de intenções (assinada por Gian Luca Farinelli, o diretor da Cineteca di Bologna) deste "Fuori Sala", que levará à casa de todos não só a missão do Il Cinema Ritrovato, mas, sobretudo, a das próprias cinematecas:

Há noventa anos, as cinematecas de todo o mundo foram as primeiras a afirmar o valor do cinema como uma arte a ser salva. Décadas depois, a sensibilidade em relação ao património cinematográfico mudou: a internet tornou-se numa espécie de grande cinemateca. No entanto, neste imenso supermercado mundial, nem tudo está disponível; na verdade, a maior parte da história do cinema não está em lugar nenhum. Neste período confuso, em que os cinemas fecham pela primeira vez desde 1895, a Cineteca di Bologna decidiu levar para a casa de todos a sua experiência mais preciosa, a do Cinema Ritrovato.