Cartaz de cinema

Filmes portugueses premiados no festival Cinema du Réel

Publicado em 19 Mar. 2022 às 21:10, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema, Cinema Português)

Filmes portugueses premiados no festival Cinema du Réel

"Mato Seco Em Chamas" de Joana Pimenta e Adirley Queirós, recebeu o Grande Prémio da Competição Internacional no Cinema du Réel e "Domy + Ailucha: Cena Kets!" de Ico Costa, recebeu o Prémio Tënk.

Os premiados da 44.ª edição do festival Cinema du Réel - Festival International du film documentaire foram conhecidos este sábado.

A longa metragem "Mato Seco Em Chamas", realizada pela portuguesa Joana Pimenta e pelo brasileiro Adirley Queirós saltita entre as realidades das vidas de Léa, Chitara e Andreia, na Ceilândia, periferia de Brasília, e o seu negócio de venda de petróleo encontrado em oleodutos junto à cidade.

A curta "Domy + Ailucha: Cena Kets!", de Ico Costa, filmado em Moçambique, onde o realizador produziu os seus últimos filmes, parte de uma impossibilidade. Em 2020, não podendo viajar a Moçambique, Ico Costa pede a Ailucha e Domingos para filmarem os seus quotidianos com uma câmara que deixara em Inhambane no ano anterior. A câmara adquire uma presença especial no grupo, registando a adolescência, o trabalho, o brincar, o deambular, o cantar o dançar e o desejo.

Este é o segundo prémio do realizador neste festival, depois de "Nyo Vweta Nafta" ter sido considerada a melhor curta metragem no Cinéma du Réel em 2017.