Cartaz de cinema

Filmes estreados em streaming podem concorrer à próxima edição dos Oscars

Publicado em 6 Mai. 2020 às 11:26, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Temporada de prémios, Oscars, Indústria cinematográfica, Cinema Norte-Americano)

Filmes estreados em streaming podem concorrer à próxima edição dos Oscars

No entanto, a academia norte-americana de cinema avisa que a decisão é apenas temporária.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos (AMPAS) vai permitir que filmes estreados em plataformas de streaming possam concorrer à próxima edição dos Oscars. Mas avisa que se trata de uma excepção aberta apenas por causa da atual crise de saúde pública.

O fecho dos cinemas no condado de Los Angeles decretado a 16 de março impediu que se cumprisse uma das regras tradicionais de elegibilidade: que um filme seja exibido numa sala comercial local durante pelo menos sete dias consecutivos, com um mínino de três sessões diárias.

Por isso, a academia permitirá a qualificação para para a 93ª edição dos Óscares dos filmes com lançamento previsto em cinema, mas estreados inicialmente num serviço comercial de streaming, ou vídeo-on-demand (VOD).

Os filmes terão ainda de estar disponíveis no site de streaming exclusivo para os membros votantes da academia no prazo máximo de 60 dias após o streaming ou lançamento em VOD.

A excepção termina em data a anunciar pelo organismo responsável pelos Oscars, nunca antes da ordem de reabertura das salas de cinema por parte das autoridades.

Sobre este assunto, disseram David Rubin, Presidente da AMPAS e a CEO Dawn Hudson:

A Academia acredita firmemente que não há maneira melhor de experimentar a magia dos filmes do que vê-los num cinema. O nosso compromisso com estas convicções permanece inalterado e inabalável. No entanto, a  trágica pandemia de COVID-19 exige esta exceção temporária às nossas regras de elegibilidade.

Os Oscars têm mantido uma relação distante e de desconfiança em relação aos filmes lançados diretamente nos serviços de streaming e cada excepção tem sido cuidadosamente negociada. "Roma" (2018), de Alfonso Cuarón, e "O Irlandês" (2019), de Martin Scorsese, chegaram à noite do prémios através de soluções de compromisso e cumpriram a regra da estreia em sala.

Além da abertura a títulos lançados via streaming, a academia norte-americana anunciou ainda a combinação dos prémios para Melhor Mistura Sonora e Melhor Montagem Sonora numa única categoria.

A 93ª edição do espectáculos de entrega dos Oscares de Hollywood está marcada para 28 de fevereiro de 2021.

Foto: Todd Wawrychuk / ©A.M.P.A.S.