Cartaz de cinema

Filmes de Paulo Rocha lançados nos Estados Unidos

Publicado em 15 Ago. 2020 às 23:35, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Português)

Filmes de Paulo Rocha lançados nos Estados Unidos

As versões restauradas das duas primeiras obras do realizador português têm distribuição norte-americana a partir deste mês.

A obra de Paulo Rocha está a partir deste mês a ser lançada nos EUA e sê-lo-á em breve no Reino Unido, respetivamente pelas distribuidoras Grasshopper Film e Second Run, revelou o distribuidor nacional, Midas Filmes.

Por agora, a distribuição inclui as duas primeiras longas-metragens do realizador, "Os Verdes Anos" (1963) e "Mudar de Vida" (1966) com edições DVD e Blu-Ray, a disponibilização através de plataformas VOD, e, no caso dos Estados Unidos, também a possibilidade de distribuição em salas de cinema.  

Para já, dada a suspensão de toda a actividade de exibição cinematográfica nos Estados Unidos devido à pandemia, os dois filmes estão a ser disponibilizados no âmbito da programação virtual de mais de 25 salas de referência daquele país, nomeadamente no programa de agosto do Lincoln Film Center, em Nova Iorque, e do Wexner Center for the Arts, em Columbus.  

O lançamento foi saudado pela crítica especializada americana, que reconhece em Paulo Rocha um dos grandes autores do cinema europeu dos anos 60. 

A distribuição é feita a partir das versões digitais das duas obras decorrentes dos trabalhos de restauro levados a cabo pela Cinemateca Portuguesa com a participação do realizador Pedro Costa, trabalhos completados em 2015 e lançados em Portugal, em sala e em DVD, pela Midas Filmes.  

Trailer de "Os Verdes Anos" - edição em inglês

Trailer de "Mudar de Vida" - edição em inglês

Relembramos que "Os Verdes Anos" liderou a lista dos 10 Melhores Filmes Portugueses de Sempre, uma iniciativa do filmSPOT.pt levada a cabo em maio e que reuniu mais de uma centena de participações de gente ligada ao setor, entre atores, realizadores, técnicos, jornalistas, programadores e bloggers.