Cartaz de cinema

Filmes de Anderson, Verhoeven, Almodóvar e Schrader no 15.º LEFFEST

Publicado em 2 Set. 2021 às 10:29, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)

Filmes de Anderson, Verhoeven, Almodóvar e Schrader no 15.º LEFFEST

Nos destaques da programação do 15.º Lisbon & Sintra Film Festival há ainda muita cultura e uma celebração da cultura Rom. Emir Kusturica é o presidente do júri.

Os destaques da 15.ª edição do LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival, que decorre entre 10 e 21 de novembro incluem oito filmes na Selecção Oficial – Em Competição, a ser completada com a entrada de mais outros filmes a anunciar brevemente.

A secção Fora de Competição conta, por agora, com 14 filmes, entre os quais o muito aguardado "The French Dispatch", de Wes Anderson, que será o filme de abertura, "Benedetta", de Paul Verhoeven, "Madres Paralelas", de Pedro Almodóvar, "Les Olympiades", de Jacques Audiard, e "The Card Counter", de Paul Schrader.

O júri desta edição é composto por Emir Kusturica, realizador, argumentista, actor e músico, que dará um concerto com a sua banda, The No Smoking Orchestra, a encerrar a 15.ª edição; o escritor J.M. Coetzee, em 2003 galardoado com o Prémio Nobel da Literatura; a realizadora, argumentista e produtora Maria Speth; e Dolores Chaplin, actriz (e neta de Charlie Chaplin).

O núcleo deste 15.º LEFFEST centra-se na celebração da Cultura Rom, em torno da qual serão organizados três debates históricos (com enfoque em três momentos: do Al-Andaluz à "Gran-Redada" em 1749; a perseguição e genocídio dos Rom pelos Nazis e durante a Segunda Grande Guerra; a situação actual na europa ocidental). Esta parte do festival será complementada com a exibição de diversos filmes e uma pequena homenagem a Tony Gatlif que estará presente para a antestreia de "Tom Medina" (Selecção Oficial no Festival de Cannes). Foco ainda na artista e sobrevivente do holocausto Ceija Stojka, com uma exposição das suas pinturas (pela primeira vez em Portugal), leitura de textos da sua autoria e exibição dos filmes "Ceija Stojka" e "Unter den Brettern Gras", de Karin Berger. Destaque ainda para os concertos de Josémi Carmona trio (com Pepe Habichuela, artista convidado), Farruquito, Taraf de Caliu, Mónika Lakatos e Ricardo Ribeiro.

O espaço de Homenagens e Retrospectivas é dedicado a sete grandes nomes do panorama cultural: a realizadora e argumentista neozelandesa Jane Campion; o cineasta japonês Ryusuke Hamaguchi, que estará no festival durante o decorrer desta edição para apresentar as antestreias nacionais dos seus últimos dois filmes, "Wheel of Fortune and Fantasy" (Urso de Prata e Grande Prémio do Júri no Festival de Berlim) e "Drive My Car" (Selecção Oficial em Competição no Festival de Cannes, onde arrecadou o Prémio de Melhor Argumento, o Prémio FIPRESCI e o Prémio do Júri Ecuménico); o cineasta romeno Cristi Puiu, cuja obra constitui uma reflexão sobre os valores morais e as conceptualizações filosóficas; a cineasta alemã Maria Speth, que venceu o Prémio do Júri no Festival de Berlim com o seu último filme "Herr Bachmann und seine klasse", em antestreia nesta edição do LEFFEST; e o aclamado realizador Mike Dibb, que apresentará, em estreia mundial, o seu novo documentário "Painted With My Hair".

Os filmes da competição oficial do LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival 2021

 

A Chiara

de Jonas Carpignano (EUA)

Num ambiente de grande felicidade, Claudio e Carmela festejam o 18.º aniversário da filha, rodeados pela família e amigos, incluindo a filha mais nova, Chiara, de 15 anos. Porém, no dia seguinte, o pai desaparece, alterando profundamente a estabilidade familiar. Insatisfeita com a história que lhe é contada, Chiara inicia a sua averiguação, mas, à medida que se aproxima da verdade, vê-se forçada a decidir o futuro que deseja para si própria.

A Night of Knowing Nothing

de Payal Kapadia (Índia)

Uma estudante do Instituto de Cinema e Televisão da Índia (FTII) escreve cartas ao seu amado, enquanto este está longe de si. Através desta correspondência, temos um vislumbre das grandes mudanças que estão em curso ao seu redor. Entre afetos e ardores intranquilos, esta troca de cartas de um amor impossível entre um homem e uma mulher jovens de castas diferentes ganha protagonismo e impera sobre as imagens documentais de greves estudantis filmadas em 2016 na escola de cinema da realizadora. Cruzando realidade com ficção, sonhos, memórias, fantasias e ansiedades.

Brother's Keeper

de Ferit Karahan (Turquia)

Num internato nas montanhas de Anatólia, professores turcos ensinam estudantes curdos das imediações, de acordo com regras muito restritas e rigorosa monitorização. Um dia, Memo, um rapaz de doze anos, pede ao amigo, Yusuf, para dormir na sua cama. Porém, este receia possíveis comentários negativos e recusa. Na manhã seguinte, Memo encontra-se doente e incapaz de assistir às aulas. À medida que se agrava o estado do rapaz, uma tempestade de neve assola o local e Yusuf é impedido de falar, a menos que lhe seja solicitado. É então que os eventos da noite anterior vão sendo, gradualmente, revelados.

Onoda, 10 000 Nuits dans la Jungle

de Arthur Harari (França)

Inspirado na história real de Hiroo Onoda (1922-2014), um oficial do Exército Imperial japonês que combateu nas Filipinas durante a Segunda Guerra Mundial e passou quase 30 anos nas selvas da ilha de Lubang após o fim do conflito, nunca se convencendo de que a guerra terminara. Foi o penúltimo soldado japonês a render-se, em março de 1974.

Ouistreham

de Emmanuel Carrère (França)

Juliette Binoche interpreta a personagem central estabelecendo uma relação quase alquímica com um conjunto de atores não profissionais, uma escritora que se infiltra incógnita no mundo do negócio dos trabalhos de limpeza para investigar e conhecer a realidade da precariedade laboral na sociedade francesa.

Red Rocket

de Sean Baker (EUA)

Com um elenco em boa parte composto por não atores, o novo filme de Sean Baker, quatro anos após "The Florida Project", volta a centrar-se em figuras das franjas da sociedade americana. Neste caso, uma estrela acabada do cinema porno gay que regressa à sua cidade natal (Texas City) para pedir à ex-mulher que o acolha na sua casa por uns tempos.

The Innocents

de Eskil Vogt (Noruega)

Durante um verão nórdico, um grupo de crianças, com idades compreendidas entre os sete e os onze anos, revela os seus obscuros e misteriosos poderes, sem que os adultos se apercebam. A brincadeira sofre, então, uma perigosa reviravolta.

Unclenching the Fists

de Kira Kovalenko (Rússia)

Numa antiga cidade mineira da Ossétia do Norte, uma jovem tenta escapar do domínio sufocante da família que ama tanto quanto rejeita.