Cartaz de cinema

Filme de terror vence Festival de Sundance

Publicado em 29 Jan. 2022 às 10:54, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)

Filme de terror vence Festival de Sundance

O certame que serve de montra para o cinema independente norte-americano decorreu num formato essencialmente virtual desde 20 de janeiro e termina este domingo.

"Nanny", primeira longa da cineasta Nikyatu Jusu, recebeu o principal prémio do júri da competição norte-americana. Outra primeira obra, "Utama" do boliviano Alejandro Loayza Grisi, triunfou na secção internacional.

"Nanny" conta a história de Aisha, uma imigrante senegalesa sem documentos que consegue emprego como ama de um casal rico de Manhattan. Ganha o afecto da jovem filha Rose, mas torna-se um peão no casamento de fachada dos seus patrões.  Assombrada pela ausência do filho que deixou no Senegal, espera que o novo emprego lhe dê a oportunidade de o trazer para os EUA. Mas à medida que se aproxima a data da sua chegada, uma presença sobrenatural começa a invadir os sonhos e a realidade de Aisha.

"Utama" passa-se nas terras ressequidas do Altiplano boliviano, onde um casal de quéchuas idosos, Virginio e Sisa, levam a cabo uma humilde rotina. Quando o seu neto Clever aparece, Virginio rapidamente percebe que ele apenas quer convencê-los a mudarem-se para a cidade e o facto de a seca os ter deixado sem água não ajuda a justificar a permanência no local.

O documentário "Navalny", que narra os acontecimentos relacionados com o envenenamento do líder da oposição russa Alexey Navalny, e a investigação que se seguiu, foi o preferido do público.

Inicialmente prevista para decorrer com presença de espectadores nas salas da pequena localidade de Park City, no Utah, tradicional sede do festival, a edição 2022 do Festival de Sundance acabou por ter lugar essencialmente online devido ao agravamento da pandemia. Teve início a 20 de janeiro e termina este domingo, 30 de janeiro.