Publicado em 1 Dez. 2022 às 22:22, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Europeu)
Publicada a cada dez anos, a lista da prestigiada revista britânica inclui a opinião de mais de 1 600 individualidades ligadas ao cinema.
Em 1952, a Sight and Sound, revista britânica publicada pelo British Film Institute (BFI), teve a ideia de criar uma lista com os melhores filmes de sempre de acordo com a opinião de críticos e realizadores de cinema.
Na altura, o filme mais apreciado foi "Ladrão de Bicicletas", de Vittoria De Sica. As cinco sondagens seguintes, renovadas a cada dez anos, consagraram "Citizen Kane", de Orson Welles, como o melhor dos melhores, uma situação que só mudou em 2012 quando "Vertigo" passou a ser o primeiro da lista.
Em 1992, os realizadores passaram a ter uma lista separada da crítica.
Hoje, foram publicadas as listas de 2022 com uma surpresa, "Jeanne Dielman, 23 quai du Commerce, 1080 Bruxelles", realizado pela belga Chantal Akerman, passou a liderar a votação e remeteu "Vertigo", de Alfred Hitchcock para a segunda posição enquanto "Citizen Kane" passou a ser o terceiro.
Primeira mulher a liderar a tabela, Akerman assinou em 1975 este relato pormenorizado da evolução nas rotinas e dramas de uma dona de casa viúva ao longo de três dias. Aclamado como um marco do cinema feminista, tem vindo a ganhar prestígio e apreciadores ao longo dos anos.
Esta oitava edição foi a maior de sempre com a participação de 1 639 críticos, programadores, curadores, arquivistas e académicos, praticamente o dobro dos participantes em 2012.
As mais recentes adições à lista incluem "Os Respigadores e a Respigadora" (Agnès Varda, 2000); "A Viagem de Chihiro" (Hayao Miyazaki, 2001) ; "Febre Tropical" (Apichatpong Weerasethakul, 2004); "Moonlight" (Barry Jenkins, 2016); "Get Out" (Jordan Peele, 2017); "Retrato da Rapariga em Chamas" (Céline Sciamma, 2019) e "Parasitas" (Bong Joon-ho, 2019).
Na votação dos realizadores, que também cresceu para um número recorde de 480 participações, o novo líder é "2001: Odisseia no Espaço", de Stanley Kubrick que tomou o lugar que foi de "Viagem a Tóquio", japonês Yasujirô Ozu.
1. Jeanne Dielman, 23 quai du Commerce, 1080 Bruxelles, Chantal Akerman (1975)
2. Vertigo, Alfred Hitchcock (1958)
3. Citizen Kane, Orson Welles (1941)
4. Viagem a Tóquio, Yasujirô Ozu (1953
5. Disponível Para Amar, Wong Kar-Wai (2000)
6. 2001: Uma Odisseia no Espaço, Stanley Kubrick (1968)
7. Beau Travail, Claire Denis (1998)
8. Mulholland Drive, David Lynch (2001)
9. O Homem da Câmara de Filmar, Dziga Vertov (1929)
10. Serenata à Chuva, Stanley Donen e Gene Kelly (1951)
11. Aurora, F.W. Murnau (1927)
12. O Padrinho, Francis Ford Coppola (1972)
13. A Regra do Jogo, Jean Renoir (1939)
14. Cléo das 5 às 7, Agnès Varda (1962)
15. A Desaparecida, John Ford (1956)
16. Armadilhas da Tarde, Maya Deren e Alexander Hackenschmied (1943)
17. Close-Up, Abbas Kiarostami (1990)
18. A Máscara, Ingmar Bergman (1966)
19. Apocalypse Now, Francis Ford Coppola (1979)
20. Os Sete Samurais, Akira Kurosawa (1954)
1. 2001: Uma Odisseia no Espaço, Stanley Kubrick (1968)
2. Citizen Kane, Orson Welles (1941)
3. O Padrinho, Francis Ford Coppola (1972)
4. Viagem a Tóquio, Yasujirô Ozu (1953)
5. Jeanne Dielman, 23 quai du Commerce, 1080 Bruxelles, Chantal Akerman (1975)
6. Vertigo, Alfred Hitchcock (1958)
6. 8½, Federico Fellini (1963)
8. O Espelho, Andrei Tarkovsky (1975)
9. A Máscara, Ingmar Bergman (1966)
9. Disponível Para Amar, Wong Kar-Wai (2000)
9. Close-Up, Abbas Kiarostami (1990)
12. Taxi Driver, Martin Scorsese (1976)
12. Barry Lyndon, Stanley Kubrick (1975)
14. Beau Travail, Claire Denis (1998)
14. Os Sete Samurais, Akira Kurosawa (1954)
14. O Acossado, Jean-Luc Godard (1960)
14. Stalker, Andrei Tarkovsky (1979)
18. Apocalypse Now, Francis Ford Coppola (1979)
19. Uma Mulher Sob Influência, John Cassavetes (1974)
20. Rashomon - Às Portas do Inferno, Akira Kurosawa (1950)
20. Ladrões de Bicicletas, Vittorio De Sica (1948)