Publicado em 8 Jul. 2023 às 17:08, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema, Cinema Português, Cinema da América-Latina)
"Uma Halibur Hamutuk", coprodução entre Portugal e Timor-Leste, foi reconhecido como melhor documentário, e o português "Monte Clérigo", como melhor curta.
O 14.º FESTin - Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa anunciou sábado os seus vencedores. O Prémio Pessoa de Melhor longa de ficção foi para "Noites Alienígenas", longa-metragem brasileira. O filme de Sérgio de Carvalho apresenta três personagens da periferia de Rio Branco, no Acre, impactados pela violência urbana e também arrecadou o troféu de melhor actor, para Chico Diaz.
O prémio de melhor atriz foi para a portuguesa Carolina Torres, por "Barranco do Inferno", e a brasileira Flávia Neves, de "Fogaréu", ganhou a categoria de melhor realização.
Entre os documentários, o principal prémio foi entregue à coprodução de Timor Leste e Portugal "Uma Halibur Hamutuk - A casa que nos une". O filme fala de Mana Lou, da única instituição que ajudou o povo durante o Massacre de Liquiçá. Reconhecida como mãe da nação, Mana Lou mantém-se firme enquanto mulher num mundo de homens e de uma Igreja conservadora.
Nas curtas, Portugal ficou com o troféu por "Monte Clérigo", de Luis Campos, que tem no elenco Gonçalo Almeida, Aayush Kandel, Kelly Bailey, Pedro Laginha e Paula Lobo Antunes.
O festival teve lugar entre 29 de junho e 7 de julho, nos cinemas São Jorge, Ideal, Fórum Lisboa e Cine Incrível em Almada.