Publicado em 11 May. 2025 às 19:06, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Primeiro olhar, Elenco)
Focada no verão de 1976, a longa-metragem vai explorar os momentos que moldaram a carreira do chef, escritor e apresentador de televisão.
A vida irreverente e intensa de Anthony Bourdain vai chegar ao grande ecrã. "Tony", um filme biográfico sobre o célebre chef, escritor e apresentador de televisão, falecido em 2018 será protagonizada por Dominic Sessa, revelação do filme "The Holdovers", que interpretará Bourdain na juventude. Antonio Banderas também integra o elenco, embora o seu papel ainda não tenha sido revelado.
Matt Johnson, ator e realizador com uma curta carreira (assinou "Operação Avalanche" e "Blackberry"), assume a realização. O argumento é de Todd Bartels e Lou Howe.
As filmagens começam ainda este mês de maio. A história vai focar-se no verão de 1976, um momento marcante na vida de Bourdain, então com 19 anos, que moldaria o seu percurso pessoal e profissional antes de ingressar na escola de culinária.
A produção, que terá o envolvimento direto dos herdeiros de Anthony Bourdain, procura autenticidade e está à procura de verdadeiros profissionais de cozinha para participarem como figurantes e atores secundários, sem exigência de experiência anterior em representação - apenas é exigido trabalho real em cozinhas de restaurante.
Anthony Bourdain tornou-se uma figura de culto mundial após o sucesso do livro "Kitchen Confidential: Adventures in the Culinary Underbelly", publicado em 2000. A obra revelava, com franqueza desarmante e um estilo literário marcante, os bastidores do mundo da restauração. Mais tarde, Bourdain ganhou notoriedade internacional com os seus programas de viagens e gastronomia, como "No Reservations" e "Parts Unknown", nos quais explorava culturas através da comida, com um olhar empático e sem artifícios.
A morte trágica de Bourdain, por suicídio, em junho de 2018, aos 61 anos, em França, deixou o mundo em choque. Em 2021, o documentário "Roadrunner", realizado por Morgan Neville, prestou uma primeira homenagem à sua vida e legado. Agora, com "Tony", o cinema volta a revisitar a origem de um dos mais fascinantes contadores de histórias das últimas décadas.