Publicado em 30 Mar. 2017 às 13:49, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Bastidores)
Esta quinta-feira estreia o filme "100 Metros", baseado na história do espanhol Ramón Arroyo, um homem comum que desafia a esclerose múltipla (EM). Ao contrariar todos os diagnósticos e previsões, Ramón decide participar no Iron, a prova desportiva mais dura do planeta, que inclui 3,8 km de natação no mar, 180 Km de ciclismo e 42 Km de corrida.
A prósito do filme, foi criada a página www.filme100metros.pt que inclui informações sobre a doença e pretende sensibilizar para a importância de a enfrentar de forma positiva. Nesse sentido, foi lançado um desafio a todos os internautas: cada partilha do trailer do filme "100 Metros" no Facebook com o hashtag #100Metros, acompanhada de uma mensagem de superação, vai gerar um donativo de 50 cêntimos, por parte da Merck, a favor das associações de doentes que atuam na área da esclerose múltipla em Portugal, nomeadamente, a Associação Nacional de Esclerose Múltipla (ANEM), a Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), e a Associação Todos com a Esclerose Múltipla (TEM).
"100 Metros", realizado por Marcel Barrena conta no elenco com Dani Rovira, Karra Elejalde e Alexandra Jiménez e também com a participação dos atores portugueses Maria de Medeiros, Ricardo Pereira e Manuela Couto.
Sobre o seu filme, Ramón Arroyo diz que conta uma "história agradável, bonita, cheia de esforço, perseverança, motivação, esperança e amor. Isso não quer dizer que não tenha maus momentos, por vezes mesmo muito maus, em que parece que desistir é a única opção. No entanto a doença permitiu-nos aproveitar o dia a dia, as pequenas coisas, e provar que com coração e espírito solidário e de equipa se pode conseguir atingir os objetivos se isso nos fizer realmente felizes."
A esclerose múltipla (EM) é uma condição inflamatória crónica do sistema nervoso central e é a doença neurológica mais comum, não traumática e incapacitante em jovens adultos. Estima-se que cerca de 2,3 milhões de pessoas tenham EM a nível mundial.
Embora possam variar, os sintomas mais comuns da EM incluem visão turva, dormência ou formigueiro nos membros e problemas em termos de força e coordenação. As formas recidivantes da EM são as mais comuns. Embora existam várias terapêuticas, existe a necessidade de um tratamento eficaz sem os riscos associados a imunossupressão continuada e que reduza a necessidade de mudanças frequentes.
Ramón, pai de família, vive para o trabalho até que o seu corpo começa a falhar. Com o diagnóstico de Esclerose Múltipla todos os prognósticos pareciam indicar que no espaço de um ano não seria capaz de andar nem cem metros. Mas Ramón decide levantar-se para a vida e participar na prova desportiva mais dura do planeta. Com a ajuda da sua mulher e do rabugento do seu sogro, começa um treino peculiar no qual lutará contra as suas limitações, demonstrando ao mundo que render-se não é opção.