Cartaz de cinema

Festival Tristes Para Sempre anuncia premiados da edição 2021

Publicado em 5 Jul. 2021 às 12:56, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)

Festival Tristes Para Sempre anuncia premiados da edição 2021

Realizou-se a 4 de julho, na Fábrica Braço de Prata, em Lisboa, a cerimónia de encerramento do festival de cinema Triste Para Sempre, onde foram revelados os filmes vencedores da 3.ª edição.

"The Stain", do iraniano Shoresh Vakili, foi galardoado com o Prémio Lágrima Internacional. O júri, composto por Ana Isabel Stringberg, Bernardo Freire, Paulo Carneiro e Rui Pereira, atribuiu este prémio "pela força política que impacta como se de uma elegia se tratasse e pela sua extraordinária força cinematográfica". "Return", do argentino Jonathan Delgado Herrera, e "Yuluu", da britânica Fatima Kried receberam Menções Honrosas nesta competição.

Das 13 curtas metragens que integravam a Competição Nacional, o filme "Anticline", de João Gil, recebeu o Prémio Lágrima Nacional, "pela envolvente plasticidade sonora e imagética, e pela reflexão desafiante que promove num lugar assombrado por uma tragédia humana", afirmaram Luís Mendonça, Joana Sousa e Matilde Calado, os jurados desta competição. "As Cartas da Minha Mãe", de António Sequeira, foi premiado com uma Menção Honrosa.

O público votou nos filmes mais tristes de cada competição e atribuiu o prémio Lágrima do Público Internacional ao filme "Marionetas", do espanhol Nacho Clemente, e o prémio Lágrima do Público Nacional ao já galardoado pelo júri "Anticline", de João Gil.

PALMARÉS TRISTE PARA SEMPRE 2021

Competição Internacional

Lágrima Internacional: The Stain, Shoresh Vakili, Irão

Menções Honrosas: Yuluu, Fatima Kried, U.K., Return, Jonathan Delgado Herrera, Argentina

Competição Nacional

Lágrima Nacional: Anticline, João Gil

Menções Honrosas: As Cartas da Minha Mãe, António Sequeira

Lágrima do Público

Lágrima do Público Internacional: Marionetas, Nacho Clemente, Espanha

Lágrima do Público Nacional: Anticline, João Gil