Cartaz de cinema

Festival Política: cinema, humor e debates com a desinformação como tema de fundo

Publicado em 25 Mar. 2022 às 10:27, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)

Festival Política: cinema, humor e debates com a desinformação como tema de fundo

Entre 21 e 24 de abril no Cinema São Jorge, em Lisboa, com o humor de Hugo Van der Ding, a estreia do documentário de Tiago Pereira dedicado à música cigana e mais de duas dezenas de outros filmes.

De 21 a 24 de Abril, o Cinema São Jorge, em Lisboa, recebe o Festival Política. O cinema continua a ser o centro a partir do qual irradiam debates, concertos, espectáculos e conversas. O objectivo é a discussão e consciencialização cívica.

Após duas edições limitadas pela pandemia, este ano estão programados quatro dias com 24 actividades presenciais no Cinema São Jorge, em simultâneo nas três salas e ainda no foyer.

O tema central deste ano é a desinformação e a ameaça que esta constitui à democracia como factor de polarização e discriminação.

Três propostas foram desenvolvidas especialmente para esta edição.

  • Hugo van der Ding, criou o espectáculo de humor "A Grande Mentira", uma viagem aos mitos e enganos da nossa História.
  • O documentário "A música Invisível", de Tiago Pereira, explora a riqueza e a influência da música cigana em Portugal.
  • A performance "Negras", que junta Sílvia Barros e o colectivo Mulheres Negras Escurecidas, para discutir a invisibilidade social e política.

Quanto a cinema, o Festival Política apresenta 22 filmes:

Em destaque, os documentários "O Teu Nome É", de Paulo Patrício, dedicado ao caso de homicídio de Gisberta Salce Jr; "Alcindo", de Miguel Dores, sobre a noite do assassinato de Alcindo Monteiro; "My heart is there, my body is here", de Pedro Cruz e João Doce, dedicado à realidade dos refugiados em Portugal, ou "Rua do Prior 41", de Lorenzo d"Amico de Carvalho, que acompanha a ocupação de uma casa nessa rua de Lisboa, após o 25 de Abril. Ainda "A nossa bandeira jamais será vermelha", de Pablo Lopez Guelli, que mostra a luta dos jornalistas independentes no Brasil para romper o embargo informativo imposto pelas famílias que dominam o sistema de informação do país e ajuda a perceber como Jair Bolsonaro foi eleito.

Nas conversas, regressa a secção "Cara-a-Cara com Deputados", que promove o encontro entre cidadãos e deputados da Assembleia da República.

Mais detalhes e programação completa no site do festival.

Os eventos são gratuitos e acompanhados por tradução em Língua Gestual Portuguesa.

Todas as sessões são legendadas em português, mesmo as dos filmes em língua portuguesa.

Os bilhetes estão disponíveis apenas no próprio dia, na bilheteira do Cinema São Jorge.

Após a edição de Lisboa, o festival ruma Centro de Juventude de Braga, entre 5 a 7 de Maio.