Cartaz de cinema

Festival Internacional de Toronto anuncia programação

Publicado em 26 Jul. 2017 às 00:15, por , em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)

Festival Internacional de Toronto anuncia programação

A edição de 2017 conta com novos filmes de George Clooney, Angelina Jolie, Alexander Payne e Guillermo del Toro.

Num momento em que se começam a formar expectativas e apostas sobre a próxima cerimónia dos Oscars, o Festival Internacional de Toronto - um dos principais medidores de popularidade dos vários títulos candidatos ao prémio mais mediático da Sétima Arte - divulgou hoje o alinhamento para a sua edição deste ano.

Apesar de o Festival cumprir, conforme o anúncio feito no princípio do presente mês de julho, uma redução em cerca de 20% na programação, a lista das estreias internacionais que serão exibidas no certame, entre 7 e 17 de setembro, continua a ser, no que toca aos realizadores e atores envolvidos, muito impressionante.

Também como habitual, o Festival pauta por não ter júris oficiais e mantém a (única) atribuição de um prémio escolhido de acordo com as preferências do público.

Da programação do Festival Internacional de Toronto 2017, o destaque obrigatório vai para os seguintes filmes:

"Lady Bird", de Greta Gerwig (filme de abertura)

A atriz Greta Gerwig (Frances Ha) apresenta o seu segundo filme enquanto realizadora, dedicado ao quotidiano de uma jovem mulher a viver na Califórnia durante um ano. Com Saoirse Ronan (Brooklyn) no principal papel.

"Breathe", de Andy Serkis

Andy Serkis, mais conhecido como o ator que deu "corpo virtual" a personagens como Smeagol (da saga O Senhor dos Anéis) ou Caesar, em "Planeta dos Macacos: A Guerra", assina um drama biográfico sobre Robin Cavendish, jovem brilhante e aventureiro, cuja vida altera-se completamente após ser-lhe diagnosticado poliomielite. Com Andrew Garfield (O Herói de Hacksaw Ridge) e a veterana Diana Rigg no elenco.

"Darkest Hour", de Joe Wright

Gary Oldman (O Cavaleiro das Trevas Renasce) é o Primeiro-Ministro britânico Winston Churchill, no momento em que enfrenta um turbulento desafio: explorar um tratado de paz negociado com a Alemanha nazi, ou manter-se firme e lutar pelos ideais de liberdade e independência da nação.

"Downsizing", de Alexander Payne

Escolhido como filme de abertura do próximo Festival de Veneza, Alexander Payne assina uma sátira social onde um indivíduo decide que teria uma vida melhor se encolhesse. Com Matt Damon (Jason Bourne), Laura Dern (O Fundador) e Christoph Waltz (Django Libertado) nos principais papéis.

"First They Killed My Father: A Daughter of Cambodia Remembers", de Angelina Jolie

Filme biográfico sobre a ativista dos direitos humanos Loung Ung, aqui a recordar os horrores que viveu às mãos do sangrento regime do ditador Pol Pot e dos seus Khmer Vermelhos, no Cambodja. Nova incursão de Angelina Jolie pela realização, dois anos depois do drama "Junto ao Mar".

"Hostiles", de Scott Cooper

Em 1892, um capitão do exército vê-se obrigado a escoltar um moribundo chefe da tribo Cheyenne, durante uma longa viagem de regresso pelo deserto árido do Novo México. Com Christian Bale (A Queda de Wall Street) e Rosamund Pike (Em Parte Incerta) no elenco.

"Mother", de Darren Aronofsky

Um casal vê o seu relacionamento submetido a um teste com a chegada de um grupo de convidados inesperados que vêm perturbar a sua tranquila existência. Jennifer Lawrence (X-Men: Apocalipse) protagoniza o novo filme do realizador de "A Vida Não É Um Sonho" e "O Cisne Negro".

"The Shape of Water", de Guillermo del Toro

Uma zeladora muda que trabalha num laboratório, em 1963, apaixona-se por um homem anfíbio preso nas instalações e cria um plano para o ajudar a fugir. O regresso de Guillermo del Toro ao puro cinema de fantasia, desta vez protagonizado com Sally Hawkins (Godzilla) e Michael Shannon (Animais Noturnos) como protagonistas.

"The Square", de Ruben Östlund

Vencedor da Palma de Ouro, na mais recente edição do Festival de Cannes, o sueco Ruben Östlund apresenta-nos um drama satírico como reflexo dos nossos tempos: sobre o sentido de comunidade, coragem moral e a crescente necessidade de egocentrismo num mundo cada vez mais incerto.

"Submergence", de Wim Wenders

No novo filme do veterano Wim Wenders, um cidadão inglês é feito refém por radicais islâmicos numa sala sem janelas em África. No mar da Gronelândia, uma mulher prepara-se para mergulhar num submarino que viajará até ao fundo do oceano. Nos seus refúgios, ambos recordam o Natal do ano anterior, durante o qual um encontro casual dos dois numa praia de França originou um romance intenso e duradoiro. Com James McAvoy (Fragmentado) e Alicia Vikander (A Rapariga Dinamarquesa) nos principais papéis.

"Suburbicon", de George Clooney

Um crime inesperado ocorre na tranquila cidade familiar de Suburbicon, durante a década de 1950, onde o melhor e o pior da humanidade se reflete de forma hilariante através das ações de pessoas aparentemente comuns. George Clooney volta a testar o seu talento enquanto realizador, e acompanhado de Matt Damon (Jason Bourne), Woody Harrelson (Planeta dos Macacos: A Guerra), Oscar Isaac (Star Wars: O Despertar da Força) e Julianne Moore (The Hunger Games: A Revolta - Parte 2) no elenco.

"Thelma", de Joachim Trier

Após a sua estreia numa produção internacional (Ensurdecedor), Joachim Trier regressa à sua Noruega natal para filmar a história de uma mulher que descobre ser possuidora de estranhos super-poderes.

"Three Billboards Outside Ebbing, Missouri", de Martin McDonagh

Frances McDormand (Moonrise Kingdom) é Mildred Hayes, uma mulher que, passados meses sem um culpado no caso do assassinato da sua filha, pinta três cartazes com uma mensagem controversa dirigida a William Willoughby, o chefe de polícia de Ebbing. Quando Dixon, um adjunto do xerife com propensão para a violência, se envolve, a guerra entre Mildred e as forças da lei em Ebbing entra numa nova fase. A promessa de humor negro com elenco de luxo: Peter Dinklage (da série "Game of Thrones"), Sam Rockwell (Sete Psicopatas) e Woody Harrelson (Planeta dos Macacos: A Guerra).

"Victoria and Abdul", de Stephen Frears

Judi Dench volta a encarnar a Rainha Vitória (a primeira vez foi em 1997, com "Sua Majestade, Mrs. Brown"), desta vez na história da amizade improvável entre a soberana e Abdul Karim, um jovem escriturário indiano. À medida que a amizade se intensifica, a Rainha começa a ter uma visão diferente do mundo e recupera o seu sentido de humanidade.

O alinhamento completo do Festival Internacional de Toronto 2017 pode ser consultado no site oficial  do evento.