Cartaz de cinema

Festival de Veneza entrega Leão de Ouro a documentário sobre crise dos opiáceos nos EUA

Publicado em 10 Set. 2022 às 21:06, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)

Festival de Veneza entrega Leão de Ouro a documentário sobre crise dos opiáceos nos EUA

Cate Blanchett e Colin Farrell ganharam os prémios de interpretação e a Netflix saiu de mãos a abanar.

O combate da fotógrafa Nan Goldin contra os maiores produtores de oxicodona ganhou o festival de Veneza. Poucos estavam à espera, mas o Leão de Ouro foi mesmo para o documentário "All the Beauty and Bloodshed", de Laura Poitras, e deu o terceiro triunfo consecutivo a uma realizadora.

Descrito como uma viagem emocional pela vida de Goldin, centra-se na luta que ela iniciou contra os Sackler, a família de bilionários dona da Purdue Pharma, a maior produtora de opióides dos EUA que a fotógrafa considera serem responsáveis por centenas de milhares de mortes desde meados dos anos 90.

Antes, Poitras realizara "Citizenfour", premiado com um Oscar, acerca do denunciante Edward Snowden; e "Risk" sobre o fundador da Wikileaks Julien Assange, bem como dois filmes sobre a presença norte-americana no Iraque e os abusos na prisão de Guantanamo.

Presidido pela actriz Julianne Moore, o júri entregou ainda o Leão de Prata e Leão do Futuro para a melhor primeira obra a "Saint-Omer", da francesa Alice Diop, sobre uma jovem romancista obrigada a enfrentar os seus traumas pessoais enquanto observa o julgamento de uma mulher acusada de infanticídio.

O prémio para a melhor realização coube ao italiano Luca Gaudagnino por "Bones and All", a viagem de um casal de canibais pela América de Reagan.

As Taças Volpi para os melhores atores foram entregues a Cate Blanchett (Tár) e Colin Farrell (The Banshees of Inisherin).

Blanchett é uma maestrina envolvida num escândalo de abuso de poder realizado por Todd Field enquanto Farrell se reencontra com os seus parceiros de "Em Bruges", o realizador Martin McDonagh e o ator Brendan Gleeson, para uma história sobre amizades quebradas.

Para o iraniano Jafar Panahi, detido numa prisão pelas autoridades do seu país, estava reservado um Prémio Especial do Júri pelo seu filme "No Bears".

Sem motivos para comemorar está a Netflix que colocou quatro filmes de prestígio em competição e saiu sem um único prémio. "Blonde", "Athena", "Bardo" e "White Noise" ficaram fora do palmarés.

Principais vencedores do 79.º Festival de Veneza

Leão de Ouro - Melhor filme: "All the Beauty and the Bloodshed" de Laura Poitras (EUA)

Leão de Prata - Grande Prémio do Júri e Leão do Futuro para a melhor primeira obra: "Saint-Omer" de Alice Diop (França)

Leão de Prata - Prémio para a melhor realização: "Bones and All" de Luca Guadagnino (Itália)

Taça Volpi de interpretação feminina: Cate Blanchett por "Tàr" de Todd Field

Taça Volpi de interpretação masculina: Colin Farrell por "The Banshees of Inisherin" de Martin McDonagh

Prémio Marcello Mastroianni para a melhor revelação: Taylor Russell por "Bones and all" de Luca Guadagnino

Prémio Especial do Júri: "No Beard" de Jafar Panahi (Irão)

Prémio melhor argumento : "The Banshees of Inisherin" de Martin McDonagh