Publicado em 25 Jul. 2023 às 12:24, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)
Após perder o filme de abertura para a greve conjunta de atores e argumentistas norte-americanos, a organização garante um alinhamento forte apesar da provável ausência de muitas estrelas.
Foi revelado esta terça-feira o alinhamento do 80.º Festival de Cinema de Veneza que terá lugar entre 30 de agosto e 9 de setembro.
O diretor artístico, Alberto Barbera, e o presidente da Bienal de Veneza, Roberto Cicutto, apresentaram um programa que, afiançam, terá sido pouco afetado pela grave dos atores e argumentistas norte-americanos.
Sem receio das polémicas, Veneza terá "Coup de Chance" o primeiro filme em língua francesa de Woody Allen, e "The Palace", de Roman Polanski, ambos fora de competição e, na corrida ao Leão de Ouro, "Dogman", o drama realizado por Luc Besson, com Caleb Landry Jones, três cineastas envolvidos em casos de alegados abusos.
O novo filme de abertura é "Comandante", de Edoardo De Angelis, que substitui "Challenger", de Luca Guadagnino, adiado devido à greve em Hollywood. A história verídica do comandante de um submarino italiano que salvou os tripulantes de um navio mercante afundado durante a Segunda Guerra Mundial, com Pierfrancesco Favino no principal papel, terá estreia mundial na quarta-feira, 30 de agosto, na Sala Grande do Palazzo del Cinema.
Após o sucesso do oscarizado "Assim Nasce Uma Estrela", que estreou em Veneza em 2018, Bradley Cooper regressa ao festival italiano com "Maestro", o seu segundo trabalho na realização, onde também interpreta o lendário maestro e compositor Leonard Bernstein ao lado de Carey Mulligan na pele de Felicia Montealegre, a esposa de Bernstein.
Outra longa-metragem da Netflix em competição será "The Killer", de David Fincher, um thriller protagonizado por Michael Fassbender com Arliss Howard e Tilda Swindon.
Michael Mann apresentará "Ferrari", com Adam Driver, filme centrado num período de grande crise pessoal e empresarial do pioneiro do automobilismo desportivo italiano, e o chileno Pablo Larraín aponta o dedo à história recente do seu país ao apresentar um Pinochet transfigurado num vampiro em "El Conde".
Um dos preferidos de Veneza, o grego Yorgos Lanthimos está de volta ao Lido com "Poor Things", um drama feminista de contornos steampunk com Emma Stone, numa reinterpretação da história do monstro de Frankenstein agora com uma mulher trazida de volta à vida por um cientista do século XIX.
O mexicano Michel Franco, apresentará "Memory", com Jessica Chastain e Peter Sarsgaard, enquanto Matteo Garrone acompanha o drama dos refugiados em "Io Capitano".
Outro concorrente ao Leão de Ouro vindo dos Estados Unidos é "Priscilla", a nova longa-metragem de Sofia Coppola que conta a história do casamento de Priscilla e Elvis Presley. A presença norte-americana completa-se com Ava DuVarnay e "Origin".
O dinamarquês Nikolaj Arcel vai competir pelo Leão de Ouro com "Bastarden", um drama de época centrado num capitão empobrecido que tenta colonizar uma zona remota interpretado por Mads Mikkelsen.
Alba Rohrwacher e Guillaume Canet darão argumentos competitivos a Stephne Brize com "Hors-Saison", a história do reencontro casual de dois antigos amantes numa estância balnear. Também na competição principal de Veneza estarão "La Bete", de Bertrand Bonello, com Lea Seydoux e George MacKay e o drama sobre a máfia italiana "Enea", de Pietro Castellitto.
Além dos filmes já referidos de Woody Allen e Roman Polanski, o elenco de filme fora de competição inclui ainda "Daaaaaal!", de Quentin Dupieux, "The Caine Mutiny Court-Martial", de William Friedkin, e "Hit Man", de Richard Linklater.
Wes Anderson fará uma rara dobradinha em Cannes e Veneza. Se em maio esteve no festival francês com "Asteroid City", agora é a vez de "The Wonderful Story of Henry Sugar", um conjunto de histórias inspiradas nos contos de Roald Dahl, o autor de "Charlie e a Fábrica de Chocolate". Benedict Cumberbatch, Rupert Friend, Dev Patel e Ralph Fiennes estão no elenco.
Ficção
Não-ficção
Dedicada à descoberta de novos talentos e vozes alternativas, a secção Horizontes de Veneza inclui representantes de cinematografias menos conhecidas, casos do nepalês Fidel Devkota que apresenta a sua primeira longa-metragem, a história de fantasmas "The Red Suitcase", do norte-macedónio Goran Stolevskiou, com "Housekeeping for Beginners", ou da mongol Lkhagvadulam Purev-Ochir, vencedora do prémio Horizons para curtas-metragens do ano passado e que agora propõe "City of Wind".
Ao mesmo tempo, a lista de filmes apresentados abre espaço a novas propostas de nomes conhecidos, como "Behind the Mountains", do tunisino Mohamed Ben Attia, ou "Tatami", realizado a quatro mãos pelo israelita Guy Nattiv e pela atriz iraniana Zar Amir Ebrahimi (prémio de melhor atriz em Cannes com "Holy Spider), que conta a história verídica da judoca iraniana convencida pelas autoridades do seu país a abdicar de um título mundial para não ter de lutar contra uma oponente israelita.
Bill e Turner Ross, os irmãos documentaristas norte-americanos, estreiam-se na ficção em Veneza com "Gasoline Rainbow", um road movie com adolescentes ao lado do dueto brasileiro Nara Normande e Tião que apresentam "Sem Coração".
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