Publicado em 25 Jul. 2023 às 20:48, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)
Numa primeira lista onde entram 37 estreias mundiais, encontram-se realizadores como Alexander Payne, Taika Waititi, Ladj Ly, Michael Winterbottom, Lee Tamahori, ou David Yates.
O Toronto Internacional Film Festival, o festival sem júri e onde o único prémio é atribuído pelo público, criou, ao longo dos últimos anos, uma sólida reputação como primeiro passo para chegar aos Óscares.
Esta semana, a organização revelou os primeiros 60 títulos da selecção oficial da próxima edição que terá lugar entre 7 e 17 de setembro. Uma vaga inicial de filmes que inclui 37 estreias mundiais ao lado de obras que passaram por Cannes há alguns meses e de onde sobressai "Anatomie d'une Chute", o vencedor da Palma de Ouro.
Perante a greve dos atores e argumentistas que decorre a sul da fronteira e que, tudo indica, impedirá a presença dos atores, Toronto poderá, mesmo assim, contar com uma apreciável concentração de estrelas que surgem atrás das câmaras.
Anna Kendrick, apresenta "Woman of the Hour", Viggo Mortensen traz "The Dead Don't Hurt" e o antigo Batman Michael Keaton tem para mostrar o thriller "Knox Goes Away". Kristin Scott Thomas com "North Star" e Ethan Hawke com "Wildcat" são outros dois atores que poderão contornar as regras da SAG-AFTRA apresentando-se no festival em funções de realizador.
Entre as longas-metragens com ambições para a temporada de prémios encontramos "Dumb Money", de Craig Gillespie, com Paul Dano, na recriação da história dos pequenos investidores que manipularam a bolsa de valores ao comprarem ações de uma loja de videojogos em apuros financeiros; "Rustin", a biografia do ativista dos direitos civis realizada por George C. Wolfe e que poderá valer uma nomeação para os Oscares a Colman Domingo, e "Nyad", com Annette Benning na pele de uma nadadora de longas distâncias.
Abaixo, a lista completa de filmes anunciados.
Foto: "Woman of the hour", real: Anna Kendrick (cortesia TIFF)