Cartaz de cinema

Festival de Sundance revela programação para 2018

Publicado em 29 Nov. 2017 às 23:39, por Samuel Andrade, em Notícias de cinema (Temas: Primeiro olhar, Festivais de cinema)

Festival de Sundance revela programação para 2018

O Festival fundado por Robert Redford apresenta as primeiras novidades do cinema independente para o próximo ano.

O Festival de Sundance anunciou hoje, no seu site oficial, os primeiros títulos que farão parte das várias competições do certame.

Do documentário ao drama de produção independente, passando por filmes oriundos de 29 países diferentes, e com temáticas como os direitos civis, o dilema dos movimentos migratórios na Europa e a dignidade sexual da mulher na ordem do dia, a programação para 2018 contabiliza, para já, um total de 110 filmes que serão exibidos na localidade de Park City, no estado do Utah.

Sendo de esperar que, nas próximas semanas, o Festival acrescente títulos à competição, o filmSPOT destaca, desde já, dez filmes que mais potencial apresentam para o panorama do cinema independente em 2018:

  • "Blaze": o novo filme de Ethan Hawke na cadeira do realizador, doze anos após o modesto "O Estado Mais Quente", recria a vida de Blaze Foley, um dos principais compositores de música country nos anos 70 e 80.
  • "Wildlife": o retrato de uma família em crise, em Montana nos anos 60, serve de cenário narrativo para a estreia de Paul Dano ("12 Anos Escravo", "Swiss Army Man") como realizador.
  • "Hal": documentário sobre a vida e carreira do realizador Hal Ashby, que levou ao grande ecrã – e a vitórias nos Oscars – filmes como "Ensina-me a Viver", "Shampoo" e "Bem-vindo Mr. Chance".
  • "Yardie": outra estreia de um ator na realização, Idris Elba adapta o best-seller de Victor Headley sobre um jamaicano que, em Londres, tem de enfrentar novamente o trauma de ter assistido ao assassinato do irmão mais velho.
  • "Our New President": documentário satírico que, na apresentação da eleição de Donald Trump tal como foi vista pela propaganda russa, pretende criticar os impérios das fake news e as táticas de guerrilha que regem as atuais sociedades de informação.
  • "Damsel": um homem de negócios atravessa o Oeste Selvagem para se reencontrar com o amor da sua vida. Pelo caminho, será confrontado com uma série de situações que definirá o herói ou o vilão que vive em si. Com Robert Pattinson (Good Time), Mia Wasikowska (Alice do Outro Lado do Espelho) e Robert Forster (Twin Peaks).
  • "Don"t Worry, He Won"t Get Far On Foot": com Joaquin Phoenix (Homem Irracional) e Rooney Mara (Música a Música) nos principais papéis, o novo filme de Gus Van Sant (O Bom Rebelde) detalha a queda e redenção de um alcoólico, o qual descobre, nesse processo, o absurdo da experiência humana.
  • "The Happy Prince": os últimos dias de Oscar Wilde, assim como os fantasmas que o assombram, são levados ao grande ecrã por Rupert Everett, que também encarna aqui o dramaturgo irlandês. Colin Firth (Kingsman: O Círculo Dourado) e Emily Watson (A Teoria de Tudo) compõem o elenco do filme.
  • "Jane Fonda in Five Acts": um olhar íntimo sobre o percurso singular de Jane Fonda: de atriz favorita da América a ativista, de acusações de traição ao seu império do fitness, Fonda protagonizou uma vida de controvérsia, tragédia e transformação.
  • "Studio 54": documentário sobre a discoteca mais famosa de Nova Iorque nos anos 70, onde dominavam as pessoas mais bonitas do planeta, drogas e sexo.

A próxima edição do Festival de Sundance, certame fundado pelo ator Robert Redford em 1978, com o intuito de apoiar novos cineastas e ajudar as produções cinematográficas independentes a obterem visibilidade pública e distribuição no mercado cinematográfico, realiza-se de 18 a 28 de janeiro de 2018.