Cartaz de cinema

Festival de Sundance anuncia a programação para 2020

Publicado em 16 Dez. 2019 às 20:59, por Samuel Andrade, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema, Cinema Norte-Americano)

Festival de Sundance anuncia a programação para 2020

No momento em que a presente temporada de prémios, referente aos filmes de 2019, se encontra em velocidade de cruzeiro, o anúncio das primeiras novidades do Festival de Sundance (certame dedicado a novos cineastas e a produções cinematográficas independentes, fundado pelo ator Robert Redford nos anos 70) recorda-nos, igualmente, que o cinema para 2020 está a chegar.

Da programação já revelada e entre 118 filmes oriundos de 27 países diferentes que serão exibidos no festival, poderão surgir alguns dos títulos que marcarão presença nas atribuições de prémios de Cinema do próximo ano – algo que aconteceu no passado com filmes como "Martha Marcy May Marlene" (2011), "Bestas do Sul Selvagem" (2012), ou "Whiplash – Nos Limites" (2014).

Sendo quase certo que o Festival irá anunciar mais títulos nas próximas semanas, o filmSPOT partilha, desde já, alguns destaques dos filmes a competição em Sundance 2020:

"Shirley", de Josephine Decker

Shirley

Uma famosa escritora de livros de terror encontra inspiração para o seu próximo trabalho quando, juntamente com o marido, decidem convidar um jovem casal para a sua casa. Com Elisabeth Moss (Her Smell – A Música nas Veias) e Michael Stuhlbarg (A Forma da Água) no elenco.

"Downhill", de Nat Faxon e Jim Rash

Downhill

Remake americano do filme sueco "Força Maior", com Julia Louis-Dreyfus (da série "Veep") e Will Ferrell (Holmes e Watson) nos principais papéis, "Downhill" conta a história de um casal que, após sobreviver à ameaça de uma avalanche durante as suas férias nos Alpes, se vê forçado a reavaliar os sentimentos que nutrem um pelo outro.

"Falling", de Viggo Mortensen

Falling

Filme de estreia do ator Viggo Mortensen (Green Book – Um Guia Para a Vida) enquanto realizador, onde também acumula as funções de protagonista e argumentista, "Falling" centra-se na relação entre um homem gay e o seu pai conservador. Quando este decide visitar o filho em Los Angeles, as feridas do passado e a desconfiança que se gerou entre ambos durante anos vão ressurgir de forma mordaz e dramática.

"The Glorias", de Julie Taymor

The Glorias

Baseado nas memórias da ativista americana Gloria Steinem, o filme recria o seu percurso de vida, desde uma infância marcada pela itinerância até se tornar numa das mais importantes defensoras mundiais dos direitos da mulher. Com Julianne Moore (O Meu Nome é Alice), Alicia Vikander (Tomb Raider) e Janelle Monáe (Elementos Secretos) nos principais papéis.

"Kajillionaire", de Miranda July

Kajillionaire

No novo filme de Miranda July, um dos nomes mais sonantes do cinema independente norte-americano, a vida de uma mulher (Evan Rachel Wood, da série "Westworld") muda radicalmente quando os seus pais criminosos decidem convidá-la a participar num assalto que estão a planear.

"The Last Thing He Wanted", de Dee Rees

The Last Thing He Wanted

A realizadora de "As Lamas do Mississipi" regressa com Anne Hathaway (Interstellar), Willem Dafoe (À Porta da Eternidade) e Ben Affleck (Liga da Justiça) no elenco de um filme sobre uma jornalista americana que, durante as eleições presidenciais de 1984, decide abandonar uma importante investigação para cuidar do pai doente.

"The Nest", de Sean Durkin

The Nest

Rory, um empreendedor carismático, muda-se para Inglaterra com a sua família, na esperança de lucrar com o crescimento económico da Londres dos anos 80. Mas quando a sua mulher mostra sinais de inadaptação, e a promessa de um novo e lucrativo recomeço concretiza-se, o casal terá de enfrentar as verdades inconvenientes que rodeiam o seu casamento. Com Carrie Coon (da série "Fargo") e Jude Law (The Young Pope) nos principais papéis.

"Sergio", de Greg Barker

Sérgio

Wagner Moura (Tropa de Elite) encarna o diplomata das Nações Unidas Sérgio Vieira de Mello, logo após a invasão norte-americana do Iraque, e durante a missão mais perigosa da sua carreira.

"Tesla", de Michael Almereyda

Tesla

A vida de Nikola Tesla está no centro deste drama biográfico, detalhando o momento em que o inventor americano de origem austríaca está prestes a apresentar ao mundo um pioneiro sistema de energia sem fios. Com Ethan Hawke (No Coração da Escuridão), Eve Hewson (A Ponte dos Espiões) e Kyle Maclachlan (Twin Peaks – O Regresso) no elenco.

"Uncle Frank", de Alan Ball

Uncle Frank

Realizado por Alan Ball, o argumentista da série "Sete Palmos de Terra" e do oscarizado "Beleza Americana", "Uncle Frank" narra a viagem de Frank e da sua filha de 18 anos de Nova Iorque até à Carolina do Sul para o funeral do patriarca da família. Inesperadamente, a amante de Frank junta-se à viagem. Paul Bettany (Han Solo: Uma História de Star Wars) é o protagonista, ao lado da jovem Sophia Lillis (It: Capítulo 2) e de Steve Zahn (Onde Estás, Bernardette?).

"Wendy", de Benh Zeitilin

Oito anos depois de "Bestas do Sul Selvagem", o realizador Benh Zeitilin regressa com "Wendy", que nos chega descrito como uma reinterpretação da clássica história do Peter Pan. Perdida numa ilha misteriosa, Wendy tem de lutar para defender a sua família, a sua liberdade e o espírito da sua juventude contra esse perigo que é crescer.

"Natalie Wood: What Remains Behind", de Laurent Bouzereau

Natalie Wood: What Remains Behind

Documentário sobre a vida e carreira de Natalie Wood, através da perspetiva da sua filha, Natasha Gregson Wagner, que examina os triunfos pessoais e artísticos de uma atriz cuja morte trágica, aos 43 anos, sempre ofuscou o sucesso que teve em vida.

"Rebuilding Paradise", de Ron Howard

A 8 de novembro de 2018, uma faísca voou do sopé da Sierra Nevada, deflagrando o incêndio mais devastador da história da Califórnia, dizimando a cidade de Paradise. Um ano depois, esta é a história de como a comunidade de Paradise reconstruiu as suas vidas, pela visão do realizador Ron Howard (Han Solo: Uma História de Star Wars).

"Taylor Swift: Miss Americana", de Lana Wilson

Taylor Swift: Miss Americana

Um olhar sobre a icónica artista pop Taylor Swift, durante o período de transformação da sua vida em que abraçou o papel de intérprete e compositora, aproveitando todo o poder de sua voz.

"Vivos", de Ai Weiwei

O ativista chinês Ai Weiwei debruça a sua atenção sobre o drama da comunidade de Ayotzinapa, no México. Quando, em 2014, um ataque aos estudantes da cidade resultou em seis mortos e 43 desaparecidos, os sobreviventes permanecem desde então num limbo de perguntas sem qualquer resposta oficial pelas autoridades, naquele que é um trágico exemplo da violência que se abateu sobre a sociedade mexicana.

"Into the Deep", de Emma Sullivan

Into the Deep

Em 2016, uma jovem realizadora australiana documentou a vida do inventor amador Peter Madsen. Um ano depois, Madsen assassinou Kim Wall a bordo do seu submarino caseiro. Um documentário que revela, sem precedentes, o perfil de um assassino e o percurso que os seus jovens ajudantes têm de assumir quando reconhecem a sua própria cumplicidade naquele crime.

"Once Upon A Time in Venezuela", de Anabel Rodríguez Ríos

Once Upon a time in Venezuela

A vila venezuelana de Congo Mirador era próspera, abundante em pescadores e poetas. Agora está decaindo e em desintegração – um pequeno reflexo, mas profético, da própria Venezuela.

A próxima edição do Festival de Sundance realiza-se de 23 de janeiro a 2 de fevereiro de 2020, e todas as novidades da sua programação podem ser acompanhadas na página do evento.