Cartaz de cinema

Festival de Curtas de Vila do Conde anuncia programação para 2019

Publicado em 20 Jun. 2019 às 13:24, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema, Cinema Português)

Festival de Curtas de Vila do Conde anuncia programação para 2019

Serão mais de 250 os filmes em exibição de 6 a 14 de julho, incluindo 16 produções portuguesas em competição.

Está fechada a programação para 27ª edição do Curtas. O festival regressa a Vila do Conde entre 6 e 14 de Julho com uma selecção de mais de 250 filmes de produção recente que pretendem ser um espaço de descoberta, reencontro e divulgação para novos e consagrados autores.

Em 2019, o cinema português volta a ocupar a sala e horário nobre do festival. Dezasseis filmes em estreia na competição nacional, cinco filmes que marcaram o panorama do último ano e dezasseis filmes de escola darão um olhar transversal e transgeracional para o cinema que se faz, actualmente, no país.

Nas sessões não competitivas haverá ainda espaço para a antestreia dos primeiros episódios da série de Marco Leão e André Santos, Luz Vermelha", inspirada na história das Mães de Bragança e com interpretações, entre outros, de Margarida Vila-Nova, Afonso Pimentel, Joaquim Monchique e Sara Norte; a estreia de "Mutantes S. 21 - 25 anos depois", que assinala o quarto de século de um dos mais emblemáticos discos dos Mão Morta, numa sessão acompanhada por uma conversa com a banda moderada por Valter Hugo Mãe, assim como sessões especiais com cinema de Manoel de Oliveira e João César Monteiro.

A Competição Nacional do Curtas resume a singularidade de uma nova geração de realizadores portugueses, dos nomes que têm sido reconhecidos nos festivais internacionais, Gabriel Abrantes, Diogo Costa Amarante, Diogo Baldaia ou Sofia Bost, até aos novos valores cujos filmes antecipam o futuro, Maureen Fazendeiro, Alex Siqueira e Laura Carreira. Entre os regressos, estão os nomes de Mariana Gaivão, André Marques, Paulo Furtado e Pedro Neves.

A selecção para a Competição Nacional completa-se com os mais recentes trabalhos de Rui Esperança, Vasco Saltão, Miguel Afonso, Francisco Valente e Márcio Laranjeira & Sérgio Brás d'Almeida.

Estas sessões vão ser seguidas de conversa com os realizadores.

Passam também pelo Curtas uma selecção de filmes que, pela história, prémios ou percurso internacional se destacaram na produção recente do país. Em Julho, vai ser possível ver as obras mais recentes de Susana de Sousa Dias ("Fordlândia Malaise", estreado na Berlinale), Jorge Jácome ("Past Perfect", estreado na Berlinale e premiado no IndieLisboa e no Festival de Curtas Metragens de Hamburgo), Catarina Mourão ("O mar Enrola na Areia", selecionado para o Visions du Réel, "É tudo verdade" e "Oberhausen"), Sílvia das Fadas ("A Casa, a Verdadeira e a Seguinte, Ainda Está por Fazer", premiado no IndieLisboa) e Helena Estrela ("Bela Mandil", selecionado para a Viennale).

O cinema português vai marcar ainda as sessões especiais e diferentes segmentos programáticos do festival. Já anunciado estava o foco na obra de Carlos Conceição, as sessões especiais dedicadas ao 50º aniversário da morte de José Régio e o centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen.

O 27º Curtas integrará ainda uma competição internacional com obras vindas de diferentes partes do mundo, uma competição experimental e uma secção infanto-juvenil com cinema e oficinas pensadas para crianças, jovens e famílias.

Em foco estarão também as obras de Todd Solondz e Carlos Conceição, assim como o cinema restaurado, naquela que é a nova secção de Cinema Revisitado.

Em Vila do Conde será ainda possível ver os filmes-concerto de Thurston Moore, The Heliocentrics e Montanhas Azuis.

A programação completa de sessões, festas e actividades paralelas pode ser consultada no site do evento.

Foto: "Amor Quântico", de Paulo Furtado