Cartaz de cinema

Festival de Cinema Queer Lisboa assinala dia de luta com sessão especial

Publicado em 10 Mai. 2021 às 13:34, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)

Festival de Cinema Queer Lisboa assinala dia de luta com sessão especial

O Festival de Cinema Queer Lisboa anunciou uma sessão especial a 17 de maio para assinalar o Dia Mundial de Luta contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia.

As celebrações do 25.º aniversário do Queer Lisboa - Festival Internacional de Cinema Queer irão ter início a 17 de maio, no Cinema São Jorge para assinalar o Dia Mundial da Luta contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia com uma sessão de cinema na sala Manoel de Oliveira, pelas 18h30. A entrada é gratuita mediante o levantamento de ingressos, no próprio dia, na bilheteira do cinema.

Será apresentado o documentário "Famille Tu Me Hais" (2020), que marca a estreia no registo documental do ator e realizador Gaël Morel - celebrizado ainda na adolescência pela participação em "Juncos Silvestres", de André Téchiné.

O filme confronta o espectador com sete poderosos testemunhos de homofobia e transfobia no seio familiar. A ideia resulta do envolvimento de Morel com a associação Le Refuge, que acolhe jovens LGBTQI+ em situações de emergência doméstica e que, nos últimos anos, registou um aumento galopante de pedidos de ajuda.

Entretanto, o Queer Lisboa e o Queer Porto confirmam o regresso ao modo presencial em 2021, tendo a 25.ª edição do Queer Lisboa lugar entre 17 e 25 de setembro de 2021, no São Jorge e na Cinemateca Portuguesa, e a 7.ª edição do Queer Porto entre 12 e 16 de outubro de 2021, no Teatro Rivoli, "Casa Comum" da Reitoria da Universidade do Porto e Maus Hábitos.