Cartaz de cinema

Festival de Cinema e Literatura alarga a todo o Algarve

Publicado em 9 Dez. 2021 às 12:15, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)

Festival de Cinema e Literatura alarga a todo o Algarve

A próxima edição, hoje apresentada, decorrerá na primavera de 2022 e deixa de estar limitada à cidade de Olhão para assumir um formato regional. Esta semana, há uma antevisão com entrada gratuita.

Depois do sucesso das duas edições do Festival Internacional de Cinema e Literatura de Olhão, o FICLO transforma-se no festival de todo o Algarve e passa a chamar-se FICLA - Festival Internacional de Cinema e Literatura do Algarve. A nova edição e o formato alargado foram hoje apresentados numa conferência de imprensa que contou com a presença de Paulo Jorge Neves dos Santos, Vice-Presidente e Vereador de Cultura da Câmara Municipal de Faro, de Adriana Nogueira, Directora Regional de Cultura do Algarve e das directoras do festival, Débora Pinho Mateus e Candela Varas.

Está prevista para a Primavera de 2022, com base em Faro, onde se vai dar o reforço da ligação do cinema e literatura a todo o Algarve.

Segundo as directoras do FICLA, Candela Varas e Débora Pinho Mateus: "Desde o início que o Festival de Cinema e Literatura se propôs, não como um festival de adaptações, mas antes como um festival que quer ir mais além, procurando outras ligações entre ambas práticas artísticas."

A antecipar a nova linha programática do festival, esta semana, a 10 e 11 de dezembro, acontecem em Faro uma série de eventos com entrada gratuita que pretendem revelar e explorar a nova metodologia do festival.

PROGRAMA FICLA - 10 e 11 DEZ 2021

10 DEZEMBRO

IPDJ – Instituto Português do Desporto e da Juventude

21h30

"Destello Bravío" de Ainhoa Rodríguez -[trailer](https://www.youtube.com/watch?v=01y-9ItW5E8)

ES/2021/98"

V.O em espanhol/Legendado em português

Projeção do filme + Q&A

As mulheres de uma pequena localidade rural assolada pelo despovoamento, vivem entre a apatia do seu dia-a-dia onde nada parece acontecer e um profundo desejo de experiências libertadoras que as façam reencontrar-se com um lugar onde acham que foram felizes ou sonharam sê-lo.

11 DEZEMBRO

Associação Cultural ArQuente

11h00

Masterclass com Ainhoa Rodríguez, realizadora de "Destello Bravío"

Processo de criação de "Destello Bravío": origem, metodologia, filmagem, pós-produção, história/ intra-história.

Grupo: máx. 15 pessoas

(Entrada gratuita, inscrição em cineclubetavira@gmail.com)

17h00

Apresentação do FICLA 2022 com Candela Varas e Débora Pinho Mateus

"E Hoje, é um Esquilo?" de Sónia Baptista

Conferência-performance (m/6)

Escrita, criação e interpretação: Sónia Baptista

"E Hoje, é um Esquilo?" nasceu como uma conferência/performance num contexto académico de reflexão sobre a prática artística como investigação filosófica e poética e vice-versa. Três acções comuns, Ler, Caminhar e Escrever transformam-se em actos poéticos com alicerces na história pessoal e na memória de um passado mais recente, mas com ecos de um reviver proustiano. O texto escreve-se e lê-se com voz e corpo de mulher.

18h00

Colóquio: Desejo e corpo da mulher no cinema e na literatura contemporânea

Com Ainhoa Rodriguez, Sónia Baptista e Ana Isabel Soares

19h00

Jam de textos

Abertura de Sónia Baptista com acompanhamento do músico Tomás Tello

 

Todas as actividades são de entrada gratuita.