Cartaz de cinema

Festival de Cannes em junho ou julho deixa de ser solução

Publicado em 14 Abr. 2020 às 19:13, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema, COVID-19)

Festival de Cannes em junho ou julho deixa de ser solução

A primeira alternativa à data inicial apresentada pela organização deixou de ser possível após a comunicação ao país do Presidente Macron.

O Festival Internacional de Cinema de Cannes não poderá ter lugar entre finais de junho e início de julho, como pretendia a organização. A primeira alternativa às datas originais, de 12 a 23 de maio, deixou ser constituir uma possibilidade face às mais recentes medidas anunciadas por Emmanuel Macron.

O presidente francês foi claro na sua comunicação ao país de segunda-feira. O isolamento por causa da epidemia é para continuar até 11 de maio e todos os eventos com muito público estão suspensos até meados de julho, sem avançar uma data precisa para o fim do bloqueio.

Num comunicado, a organização do festival de Cannes afirma:

Nesta altura, é difícil assumir que o Festival de Cinema de Cannes possa ter lugar este ano no seu formato inicial.

No entanto, ontem à noite iniciamos inúmeras consultas no setor profissional, em França e no exterior. Todos concordam que o Festival de Cannes é um instrumento essencial para apoiar a indústria cinematográfica e que devemos continuar a estudar todas as possibilidades que permitam divulgar a produção cinematográfica deste ano, dando vida aos filmes de Cannes 2020, de uma maneira ou de outra.

O mesmo texto termina com uma mensagem de reafirmação da importância do cinema na sociedade, chamando a atenção para a necessidade de retomar a atividade assim que seja ultrapassada a crise sanitária:

Será necessário repetir e demonstrar a importância e o lugar que o cinema, as suas obras, os seus artistas, os seus profissionais e as suas salas e públicos ocupam nas nossas vidas.