Cartaz de cinema

Festival de Cannes 2025: a Seleção Oficial

Publicado em 10 Apr. 2025 às 13:51, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)

Festival de Cannes 2025: a Seleção Oficial

O evento, marcado para 13 a 24 de maio, abrirá com "Partir Un Jour", de Amélie Bonin, uma estreia histórica de uma primeira obra. Entre os destaques estão "Alpha", de Julia Ducournau, candidata a uma segunda Palma de Ouro, "Jeunes Mères", dos irmãos Dardenne, em busca do terceiro prémio, e "The Phoenician Scheme", de Wes Anderson, além de uma exibição de gala de "Mission: Impossible – The Final Reckoning", com Tom Cruise.

O 78.º Festival de Cinema de Cannes revelou hoje a seleção oficial numa conferência de imprensa realizada no cinema UGC Normandie, em Paris. O anúncio foi conduzido por Iris Knobloch, presidente da organização, e Thierry Frémaux, delegado geral do festival, que destacou a participação de 2 909 filmes candidatos provenientes de mais de 150 países, um número recorde.

A edição de 2025 está marcada para 13 a 24 de maio.

Na sessão de abertura será exibido "Partir Un Jour", de Amélie Bonin (França), opção histórica de uma primeira obra a inaugurar Cannes.

Fora de competição, destaca-se "Mission: Impossible – The Final Reckoning", de Christopher McQuarrie, com Tom Cruise, numa exibição de gala.

Julia Ducournau (França), regressa com "Alpha" sobre uma menina afetada pela epidemia de SIDA nos anos 80. Após vencer a Palma de Ouro com "Titane", em 2021, a realizadora é agora candidata a um segundo prémio.

Em busca da terceira Palma de Ouro está a dupla belga Jean-Pierre e Luc Dardenne com o drama social "Jeunes Mères" ao passo que "The Phoenician Scheme", de Wes Anderson (EUA),  traz o estilo peculiar do cineasta americano numa história de espionagem e traição passada no pós-guerra.

"Eddington", de Ari Aster (EUA), estreia-se em competição com Joaquin Phoenix num filme que explora as eleições municipais numa pequena cidade americana ao passo que Kelly Reichardt traz "The Mastermind" centrado num audacioso roubo de arte que tem como pano de fundo a Guerra do Vietname.

"Nouvelle Vague", de Richard Linklater (EUA), recorda a rodagem de "O Acossado", de Jean-Luc Godard, e , enquanto Joachim Trier (Noruega) regressa com "Sentimental Value", ao lado de "O Agente Secreto", de Kleber Mendonça Filho (Brasil), um thriller político passado nos anos 70.

Na secção Un Certain Regard, "Eleanor the Great", de Scarlett Johansson (EUA), marca a estreia da atriz como realizadora, ao lado de "Urchin", de Harris Dickinson (Reino Unido).

Nas estreias mundiais fora de competição o festival traz "Das Verschwinden des Josef Mengele", de Kirill Serebrennikov (Rússia), e "Connemara", de Alex Lutz (França), baseado na obra de Nicolas Mathieu.

Outros títulos franceses incluem "La Venue de l'Avenir", de Cédric Klapisch, e "La Femme la Plus Riche du Monde", de Thierry Klifa, com Isabelle Huppert, sobre a vida de Liliane Bettencourt.

Nas sessões especiais, chama a atenção "Stories of Surrender"que explora a trajetória de Bono, vocalista dos U2.

78.º FESTIVAL DE CANNES - SELEÇÃO OFICIAL

COMPETIÇÃO

"Alpha," Julia Ducournau – França

"Dossier 137," Dominik Moll – França

"Eddington," Ari Aster – Estados Unidos

"Fuori," Mario Martone – Itália

"Jeunes Mères," Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne – Bélgica

"La Petite Dernière," Hafsia Herzi – França

"Nouvelle Vague," Richard Linklater – Estados Unidos

"O Agente Secreto," Kleber Mendonça Filho – Brasil

"Renoir," Chie Hayakawa – Japão

"Romería," Carla Simón – Espanha

"Sentimental Value," Joachim Trier – Noruega

"Sirat," Oliver Laxe – Espanha

"Sound of Falling," Mascha Schilinski – Alemanha

"Les Aigles de la Republique," Tarik Saleh – Suécia

"The History of Sound," Oliver Hermanus – África do Sul

"The Mastermind," Kelly Reichardt – Estados Unidos

"The Phoenician Scheme," Wes Anderson – Estados Unidos

"Two Prosecutors," Sergei Loznitsa – Ucrânia

 

UN CERTAIN REGARD

A Pale View of the Hills," Kei Ishikawa – Japão

"Aicha Can't Fly Away," Morad Mostafa – Egipto (primeira obra)

"Eleanor the Great," Scarlett Johansson – Estados Unidos (primeira obra)

"Homebound," Neeraj Ghaywan – Índia

"Karavan," Zuzana Kirchnerová – República Checa (primeira obra)

"La Misteriosa Mirada del Flamenco," Diego Céspedes – Chile (primeira obra)

"Le Città di Pianura," Francesco Sossai – Itália

"L'Inconnue de la Grande Arche," Stéphane Demoustier – França

"Météors," Hubert Charuel – França

"My Father's Shadow," Akinola Davies Jr. – Reino Unido/Nigéria (primeira obra)

"Once Upon a Time in Gaza," Tarzan e Arab Nasser – Palestina

"Pillion," Harry Lighton – Reino Unido (primeira obra)

"Promis Le Ciel," Erige Sehiri – Tunísia

"Testa o Croce?," Alessio Rigo de Righi e Matteo Zoppis – Itália

"The Plague," Charlie Polinger – Estados Unidos (primeira obra)

"Urchin," Harris Dickinson – Reino Unido (primeira obra)

 

FORA DE COMPETIÇÃO

 "Partir Un Jour" - Amelie Bonin (França) - filme de abertura (primeira obra)

"La Venue de l'Avenir" - Cédric Klapisch (França)  

"La Femme la Plus Riche du Monde" - Thierry Klifa (França)  

"Mission: Impossible – The Final Reckoning" - Christopher McQuarrie (Estados Unidos)  

"Vie Privée" - Rebecca Zlotowski (França)

"Highest 2 Lowest" - Spike Lee (EUA)

SESSÕES DA MEIA-NOITE

Dalloway" - Yann Gozlan (França)  

"Exit 8" - Kawamura Genki (Japão)  

"Feng Lin Huo Shan (Sons of the Neon Night)" - Mak Juno (Hong Kong)

 

CANNES PREMIÈRE

"Amrum" - Fatih Akin (Alemanha)  

"Splitsville" - Michael Angelo Covino (Estados Unidos)  

"La Ola" - Sebastian Lelio (Chile)  

"Connemara" - Alex Lutz (França)  

"Orwell: 2+2=5" - Raoul Peck (Haiti)  

"Das Verschwinden des Josef Mengele (La Disparition de Josef Mengele)" - Kirill Serebrennikov (Rússia)

 

SESSÕES ESPECIAIS

 "Stories of Surrender" - Bono (Irlanda)  

"Dites-lui que je l'Aime" - Romane Bohringer (França)  

"Marcel et Monsieur Pagnol" - Sylvain Chomet (França)