Cartaz de cinema

Festival da Canção 2018 abre portas a novos talentos

Publicado em 2 Ago. 2017 às 19:24, por , em Notícias de Televisão e Séries

Festival da Canção 2018 abre portas a novos talentos

O canal público procura um novo Salvador Sobral que disputará a edição 2018 do festival da Eurovisão, a ter lugar em Lisboa.

A RTP vai escolher o 50º representante de Portugal no Festival Eurovisão da Canção, que se apresentará na grande final a realizar em Lisboa a 12 de maio de 2018. O apuramento será feito através do Festival da Canção 2018, constituído por duas semifinais que terão lugar a 18 e 25 de fevereiro, nos estúdios da RTP, em Lisboa, e por uma final no Multiusos de Guimarães, a 4 de março.

Em cada uma das semifinais estarão a concurso 10 canções, totalizando 20 concorrentes. De cada semifinal serão apuradas cinco canções.

A RTP fará o convite a 17 compositores para que apresentem uma canção original e inédita. Tal como no Festival da Canção 2017, serão eles a definir os respetivos intérpretes. Também o vencedor do Festival da Canção 2017 convidará um compositor nos mesmos termos. A estes 18, juntam-se ainda dois lugares nas semifinais abertos a concurso.

Um deles será selecionado através do programa de rádio "Master Class" na Antena 1, dirigido a compositores e autores sem trabalhos publicados, até 15 de setembro. O júri criado para este programa escolherá o compositor, que deverá também apresentar a concurso uma canção original e inédita.

A última vaga nas semifinais resultará da abertura a candidaturas espontâneas de canções originais e inéditas com uma duração máxima de três minutos. Aqui poderão concorrer cidadãos de nacionalidade portuguesa, ou de outras nacionalidades que residam em Portugal, tenham ou não trabalhos publicados.

A receção destas candidaturas faz-se através de maquetes enviadas com indicação de link onde possam ser escutadas, mediante inscrição do formulário disponível no site da Antena 1 da RTP.

Será constituído um júri para as avaliar, sendo o concorrente vencedor convidado a apresentá-la a concurso no Festival da Canção 2018.