Cartaz de cinema

Festival Córtex traz o realizador Ulrich Seidl a Portugal

Publicado em 20 Mar. 2018 às 19:44, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Português, Festivais de cinema)

Festival Córtex traz o realizador Ulrich Seidl a Portugal

A oitava edição do festival de curtas-metragens de Sintra realiza-se de 11 a 18 de abril.

A 8.ª edição do Córtex – Festival de Curtas-Metragens de Sintra, que este ano se realiza entre 11 a 18 de Abril, traz a Portugal o realizador austríaco Ulrich Seidl a quem dedica uma retrospectiva. Na abertura oficial vai ser exibido pela primeira vez em Portugal o último filme de Seidl, Safari (2016), com a presença do realizador.

Para dar a conhecer a obra de Seidl, que já arrecadou o Grande Prémio Especial do Júri no Festival de Cinema de Veneza, em 2001, o Córtex exibe ainda as suas duas primeiras curtas-metragens, "One Fourty" (Einsvierzig) de 1980 e "The Prom" (Der Ball) de 1982 e duas médias metragens, realizadas para a televisão: "The Last Men" (Die letzten Männer) e "The Bosom Friend" (Der Busenfreund).

Da Áustria chega também a secção Hemisfério, programada pelo festival Vienna Shorts, a convite do Córtex.

Além do Centro Cultural Olga de Cadaval, em Sintra, o Festival estende-se, pela primeira vez, a Lisboa ganhando mais uma sala de projeção, o Cinema Ideal, e duplica os dias de programação para oito dias.

Outra novidade deste ano é a sessão Frontal, uma nova secção dedicada ao público sénior e aos alunos do ensino secundário do concelho de Sintra. "A nossa proposta é aliar diferentes gerações e decifrar o que os une em vez de sublinhar o que os separa, dando a conhecer aos mais velhos a realidade dos mais jovens e vice versa", afirmam Michel Simeão e José Chaíça, directores do Festival Córtex.

Renovada a parceria com a MONSTRA - Festival de Animação de Lisboa, na programação do Mini-Córtex vão ser apresentadas oito curtas-metragens para as escolas e uma sessão para pais e filhos a 15 de Abril, que antecede um workshop de animação para as famílias, leccionado por Fernando Galrito, director da MONSTRA. As curtas do Mini-Córtex estarão sujeitas à votação do público mais novo.

No ano em que a organização do Córtex recebeu um número recorde de inscrições, vindas dos cinco continentes, foram seleccionadas 15 curtas para competição internacional.

A competição nacional é composta 15 curtas portuguesas, entre elas: "Os Humores Artificiais" de Gabriel Abrantes, "Coup de Grâce" de Salomé Lamas, "Cidade Pequena" de Diogo Costa Amarante, "Farpões Baldios" de Marta Mateus, "Altas Cidades de Ossadas" de João Salaviza, "Tudo o que Imagino" de Leonor Noivo, "Miragem Meus Putos" de Diogo Baldaia; e algumas em estreia absoluta, como "Em Algum Lugar" de Inês de Sá Frias e Leandro Martins, "Os Estrangeiros" de Rita Al Cunha e "Por Tua Testemunha" de João Pupo.

O júri é composto por Beatriz Batarda, Cláudia Lucas Chéu e Sérgio Tréfaut, na competição nacional e Ana David, João Ferreira e Margarida Leitão, na competição internacional.