Cartaz de cinema

FEST anuncia os filmes da secção competitiva

Publicado em 9 Jul. 2020 às 16:56, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)

FEST anuncia os filmes da secção competitiva

Pela primeira vez, as sessões terão lugar em Espinho, Lisboa e Porto.

A programação de longas metragens da competição internacional do FEST 2020 traz à tela uma selecção de dez filmes que, em agosto, terão a primeira exibição em Portugal.

Argélia, 1997, um grupo de jovens raparigas organiza um desfile de moda. É neste cenário de luta contra a opressão que se posiciona "Papicha", a primeira obra da francesa Mounia Meddour, um retrato complexo de uma geração de mulheres forçada a confrontar o patriarcado, estreado mundialmente na secção Un Certain Regard de Cannes.

Estreado também com grande expectativa, "Jumbo", de Zoé Wittock, ambiciona quebrar muitas barreiras a começar pelo tema, com a história da paixão de uma mulher por um objecto inanimado.

Com interpretações de Ben Mendelsohn e do youtubber Toby Wallace, "Babyteeth", de Shannon Murphy, cria um retrato enternecedor e provocador sobre as diferentes formas de lidar com a doença.

Comédia negra, "Patrick", de Tim Mielants, apresenta uma conjunto de personagens a habitarem um thriller policial tenso, repleto de transições inesperadas no seio de uma comunidade nudista.

A primeira longa-metragem de Maura Delpero, "Maternal", oferece diferentes visões do conceito de maternidade, e obriga a ponderar o que significa, de facto, ser mãe.

Obra a reinventar o subgénero do cinema de favela, "Pacificado", de Paxton Winters, conduz pelo dia-a-dia de uma família a viver num Brasil a braços com a convulsão social, no conturbado período que antecedeu a realização dos jogos olímpicos.

Um outro olhar sobre uma das sociedades mais desenvolvidas no mundo - a Dinamarca - surge na estreia em longa metragem de Jeannete Nordhal, "Wildland".

Em "Earth is blue as an orange", a cineasta Iryna Tsilyk viaja para a frente de guerra na Ucrânia para conhecer uma pequena família que tenta lidar com um dia a dia onde a ameaça é constante.

Outra viagem também por questões historicamente constantes surge em "Lovemobil", de Elke Lehrenkrauss, um filme que traça um retrato cru sobre a prostituição de rua na Alemanha contemporânea.

A lista de estreias em competição fecha com "Meanwhile on Earth", de Carl Olson, um filme que desmistifica o que se passa por detrás do processo de cremação e mostra o dia-a-dia de um coveiro e as conversas dos motoristas de carrinhas funerárias.

O FEST - Novos Realizadores | Novo Cinema terá lugar entre 2 e 9 de Agosto, apresentando, pela primeira vez na sua história, sessões simultâneas em Espinho (Auditório da Junta de Freguesia de Espinho e Cinema Drive-in), no Porto (Cinema Trindade e Casa Comum/ Reitoria da Universidade do Porto) e em Lisboa (Cinema Ideal).

PROGRAMAÇÃO

  • Babyteeth, Shanon Murphy, Australia, fic., 118´
  • Jumbo, Zoé Wittock, 2020, França, Bélgica, Luxemburgo, fic., 93'
  • Lovemobil, Elke Margarete Lehrenkrauss, 2019, Alemanha, doc., 103'
  • Maternal, Maura Delpero, 2019, Itália, Argentina, fic., 91'
  • Meanwhile On Earth, Carl Olsson, 2020, Suécia, Dinamarca, Estónia, doc., 72'
  • Pacificado, Paxton Winters, 2019, Brasil, fic., 120'
  • Papicha, Mounia Meddour, 2019, Algéria, França, Bégica, Qatar, fic.,108'
  • Patrick, Tim Mielants, 2019, Bélgica, fic., 97'
  • The Earth Is Blue as an Orange, Iryna Tsilyk, 2020, Ucrânia, Lituânia, doc., 74
  • Wildland, Jeanette Nordahl, 2020, Dinamarca, fic., 90'

Imagem: "Papicha", de Mounia Meddour.