Publicado em 19 Nov. 2023 às 13:32, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)
O regresso do cineasta espanhol após 30 anos de ausência mereceu o principal prémio do festival que termina este domingo em Lisboa.
"Fechar os Olhos" (Cerrar los Ojos), do realizador espanhol Víctos Erice, recebeu o principal prémio do LEFFEST que termina este domingo em Lisboa. O filme, protagonizado por Manolo Solo, explora o mistério em torno do desaparecimento de um famoso ator.
Os vencedores foram escolhidos pelo júri da 17.ª edição do LEFFEST, presidido pelo realizador Elia Suleiman e acompanhado por Fanny Ardant, Nitin Sawhney, Rachel Kushner, Georgi Gospodinov, Khalik Allah e Adriana Molder
Durante a cerimónia que decorreu no Teatro Tivoli BBVA foram ainda conhecidos os vencedores do Grande Prémio do Júri, "Los delinquentes", de Rodrigo Moreno, e do Prémio do Júri, "Do not Expect too much of the End of the World", de Radu Jude. Foi ainda entregue uma menção honrosa a "Le Procès Goldman", de Cédric Kahn e um prémio especial à actriz Bianca Delbravo, pelo seu trabalho em "Paradise is Burning", de Mika Gustafson.
O júri da nova secção Descobertas, composto por Leonor Silveira, Selma Uamusse e Pedro Amaral atribuiu o prémio revelação ex-aequo a "Pet Shop Days", de Olmo Schnabel, e "Grandmother´s Footsteps" de Lola Peploe.