Cartaz de cinema

Fato de Don Draper em "Mad Men" vai para o museu

Publicado em 18 Fev. 2015 às 19:16, por António Quintas, em Notícias de televisão e séries (Temas: Bastidores)

Fato de Don Draper em "Mad Men" vai para o museu

A estreia da segunda parte da última temporada de "Mad Men" vai ser assinalada com debates, exposições e projeções de filmes em Nova Iorque e Los Angeles.

A despedida da série de televisão "Mad Men" vai ser marcada por um conjunto de ações e eventos culturais. Entre eles a doação ao Smithsonian do fato cinzento e do chapéu que constituíram o visual base do publicitário Don Draper.

A cerimónia, marcada para 27 de março no Museu Smithsonian de História Americana incluirá a passagem de peças do guarda-roupa do protagonista para a coleção permanente do museu, bem como a doação por parte de Matthew Weiner, criador da série, de uma cópia do argumento do derradeiro episódio da primeira temporada com um final diferente daquele que foi efetivamente emitido.

Charlie Collier, presidente do canal AMC, que emite "Mad Men" nos EUA, revelou os restantes planos previstos em redor da estreia da última temporada da série, a 5 de abril.

Da longa lista de eventos destacamos:

  • No New York Museum of the Moving Image estará patente durante tês meses, a partir de 14 de março, a exposição "Matthew Weiner"s Mad Men" com recriações de cenários, mais de duas dezenas de peças de guarda-roupa, adereços, notas e clips de vídeo e material de investigação histórica.
  • A 26 e 27 de março, o Los Angeles County Museum of Art recebe a projeção dos episódios favoritos de Weiner e de outros elementos do elenco seguidos de debate.
  • O criador da série, Matthew Weiner e os atores Jon Hamm, January Jones, Christina Hendricks, John Slattery e Vincent Kartheiser participam, a 21 de março, em Nova Iorque, num evento patrocinado pela Film Society do Lincoln Center sob o tema "Mad Men: O Fim de Uma Era".

"Mad Men" estreou a 19 de julho de 2007, no canal norte-americano AMC e acompanha um grupo de publicitários nova-iorquinos durante os anos 60 do século XX, uma época geralmente considerada "a idade de ouro da publicidade".  A sétima e últuma temporada foi dividida em duas partes com os episódios finais a serem emitidos a partir de 5 de abril.