Cartaz de cinema

"Faro" estreia a 16 de junho na RTP1

Publicado em 7 Jun. 2025 às 09:10, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries

"Faro" estreia a 16 de junho na RTP1

Série de oito episódios da RTP, com realização de Joaquim Leitão, explora tensões entre interesses imobiliários e a defesa do ambiente na Ilha de Faro.

A nova série Faro" da RTP estreia a 16 de junho, às 21h00, na RTP1 e na plataforma RTP Play. Com realização de Joaquim Leitão e argumento de Tino Navarro e André Guerra dos Santos, o drama policial de oito episódios disseca um conflito entre o avanço dos empreendimentos turísticos e a preservação do ambiente e tradições locais na Ilha de Faro, no Algarve

Zé Maria, interpretado por Miguel Borges, pescador e proprietário de um afamado restaurante na ilha, recusa vender o seu terreno a um fundo imobiliário que planeia construir uma estância turística, enfrentando pressões e ameaças.

A sua filha, Ana Cristina (Sara Barradas), regressa da Suíça, onde trabalhava num prestigiado hotel, para apoiar o pai. Aos 27 anos, a jovem ativista e defensora da ecologia inspira outros habitantes a resistirem ao projeto e intensifica o confronto entre duas visões opostas: o lucro rápido e a proteção do ambiente e da comunidade.

Paralelamente, Abel, um advogado, interpretado por Adriano Luz, é contratado pelo fundo imobiliário do Doutor Quintino (Ricardo Pereira), para ultrapassar os obstáculos ao avanço do empreendimento. Apesar de recusar inicialmente a proposta, Abel reconsidera devido ao regresso do filho, Ernesto (Lourenço de Almeida), um advogado de 30 anos que luta com a depressão e as memórias da morte da mãe. 

Quando Abel aparece morto no seu veleiro, em circunstâncias misteriosas, a Polícia Judiciária envia os inspetores Helena Ramos (Carolina Carvalho) e Mário Justo (Rui Madeira), para iniciar a investigação.

Faro

O elenco inclui ainda Taina Muller como Marta, uma mulher de 45 anos que gere um clube sadomasoquista e procura vingar a sua família, afetada por ocupações de fábricas no período pós-25 de Abril e João Seabra, interpretado por Carlos Sebastião, um construtor civil sem escrúpulos

No primeiro episódio, "Uma proposta irrecusável", pescadores descobrem o corpo de Abel, atado ao mastro do seu veleiro, enquanto Zé Maria enfrenta a destruição do seu restaurante por forças ligadas ao fundo imobiliário. João Seabra ameaça o pescador e a sua filha, Ana Cristina, que se mantém firme na recusa em vender. 

No segundo episódio, "Quem é que é corrupto sozinho?", a PJ investiga a relação de Abel com Marta e os seus negócios, enquanto Ana Cristina e Ernesto, unidos por uma paixão de infância, se aproximam. A questão do impacto ambiental do projeto ganha relevo, e Marta prossegue a sua busca por informações sobre o passado revolucionário de Faro.

Com música original de José M. Afonso, "Faro" será exibida às segundas-feiras, às 21h00, na RTP1, e estará disponível na RTP Play a partir de 16 de junho.