Cartaz de cinema

Fantasporto apresenta programa no regresso ao Rivoli

Publicado em 4 Mar. 2022 às 16:49, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)

Fantasporto apresenta programa no regresso ao Rivoli

A 42.ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto decorre de 1 a 10 de abril.

O Fantas está de volta ao Rivoli, após uma incursão pelo Hard Club, mesmo em frente ao Douro, em 2021. Com os melhoramentos no Batalha ainda a decorrer, o festival volta à sua sede desde 1998 e sala de visitas da cultura na cidade.

Com cinco secções competitivas, três delas subdivididas em curtas e longas-metragens, a edição deste ano inclui a habitual dose de filmes fantásticos como o êxito de bilheteira japonês "Baby Assassins", ou "Ms Lupin", adaptado da  manga japonesa com o mesmo nome e que evoca o famoso ladrão Arsène Lupin, "xxxHolic", outra antestreia mundial saída de populares bandas desenhadas, com um elenco da primeira linha do cinema asiático, ou "The Mole Song" do conhecido Takashi Miike, e "Ox-Head Village" saído do trabalho do vencedor do Fantasporto de 2021, Takashi Shimizu.

Na área da ficção científica, a China apresenta "Annular Eclipse" e Taiwan representa-se com "2049: Hedgehog Effect". Da Alemanha vem "The House", uma reflexão sobre o poder e a tecnologia que mostra como o futuro não será necessariamente mais livre.

Outro regresso ao Fantas é o da secção oficial dedicada ao cinema de animação ontem pontuam filmes como "Vortex, Dawn of the Sovereignty" do francês Michel Rousseau, o chinês "Chicken of the Mound", ou a nova animé japonesa "The Laws of the Universe – The Age of Elohim", de Isamu Imakake.

O aproveitamento mediático do espaço digital é explorado em "Follow Her" de Sylvia Caminer, dos Estados Unidos, enquanto outros reflectem sobre a alienação social como em "Soul Park", ou a transformação da paisagem em "Eviction", ambos vindos da Hungria. "Jacinto", filme galego vencedor do Prémio do Público em Sitges, aponta para uma história de segregação que faz lembrar "Easy Rider".

As incursões no fantástico mais clássico ficam a cargo de "Sometimes in the Dark", do italiano Carmine Cristallo Scalzi, de "Entombed", de Kjell Hammerø, da Noruega, de "Night at the Eagle Inn", do americano Erik Bloomquist, de "Alchemy of the Spirit" de Steve Balderson, ou ainda "The Exorcism of God" de Alejandro Hidalgo.

No cinema português surge a antestreia mundial da longa-metragem "Amelinda", de Miguel Gomes e curtas-metragens que vão desde o cinema experimental ao fantástico e ao drama.

Os Clássicos

THX1138

No que respeita aos clássicos, destaque para a exibição de "A Praga" de Mojica Marins, restauro recente da obra perdida e recuperada do mestre brasileiro do horror, que já foi homenageado no Fantasporto. Mas também para as comemorações dos 70 anos de "Singin" in the Rain," de Gene Kelly e Stanley Donnen e os 80 anos de "Casablanca", dois marcos a ver em écran grande.

O Fantasporto inclui ainda na sua programação 2022 dois filmes fundamentais das décadas de 70 e 80: de George Lucas o fabuloso "THX1138" que perfaz 50 anos após a estreia, e "Blade Runner" de Ridley Scott, que celebra 40 anos da sua produção.

A 42.ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto decorre de 1 a 10 de abril.