Cartaz de cinema

"Fallen Leaves" de Aki Kaurismäki vence Grande Prémio FIPRESCI 2023 para o Melhor Filme do Ano

Publicado em 23 Ago. 2023 às 11:02, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Temporada de prémios, Festivais de cinema)

"Fallen Leaves" de Aki Kaurismäki vence Grande Prémio FIPRESCI 2023 para o Melhor Filme do Ano

É a segunda vez que o realizador finlandês recebe o prémio da federação internacional de críticos de cinema.

"Fallen Leaves", do realizador finlandês Aki Kaurismäki, ganhou o Grande Prémio FIPRESCI para melhor filme de 2023 entregue pelos membros da Federação Internacional de Críticos de Cinema.

Contribuíram para a votação 669 críticos de todo o mundo, um número recorde de participantes que selecionaram o filme de Kaurismäki de entre todas as estreias desde 1 de julho de 2022.  

Os outros dois filme mais votados foram "Os Espíritos de Inisherin", de Martin McDonagh, e "Tár", de Todd Field, ambos estreados no Festival de Veneza em 2022, onde arrecadaram os prémios de melhor interpretação, recebidos por Colin Farrell e Cate Blanchett.

"Fallen Leaves" foi premiado com o Prémio do Júri no Festival de Cannes 2023. Segue um homem e e uma mulher que se encontram por acaso numa noite em Helsínquia e tentam encontrar no outro o seu primeiro, único e último amor.

É a segunda vez que Kaurismäki recebe este reconhecimento da crítica internacional. A primeira foi em 2017 por "O Outro Lado da Esperança".

Atribuído pela primeira vez em 1999, o Grande Prémio FIPRESCI já foi entregue a nomes como Maren Ade, Pedro Almodóvar, Paul Thomas Anderson, Alfonso Cuarón, Jean-Luc Godard, Ryusuke Hamaguchi, Michael Haneke, ou Chloé Zhao, entre outros.

Em 2022, o prémio foi para o japonês Ryusuke Hamaguchi por "Drive My Car".

O Grande Prémio FIPRESCI será entregue a 22 de setembro, na gala de abertura do 71.º Festival de San Sebastian.