Cartaz de cinema

Faleceu Irrfan Khan, ídolo de Bollywood e rosto conhecido do público internacional

Publicado em 29 Abr. 2020 às 15:40, por Samuel Andrade, em Notícias de cinema (Temas: Obituário, Cinema Asiático)

Faleceu Irrfan Khan, ídolo de Bollywood e rosto conhecido do público internacional

Ator de origem indiana com significativo reconhecimento mundial, Irrfan Khan foi protagonista de uma carreira no cinema com mais de três décadas, tornando-se, nesse percurso, um dos principais representantes de Bollywood junto do público ocidental.

Depois de dois anos de luta contra uma doença oncológica, o ator indiano Irrfan Khan faleceu hoje, aos 53 anos de idade, em Bombaim. Apreciado pelo carisma e intensidade que emprestava aos seus papéis, fosse como herói romântico ou vilão, revelara publicamente, em março de 2018 pelo Twitter, que lhe fora diagnosticado um tumor intestinal.

Mais conhecido pelas participações em "Quem Quer Ser Bilionário?" e "A Vida de Pi", Irrfan Khan estudou representação em Nova Deli, tendo-se estreado no grande ecrã em 1988 com "Salaam Bombay!", drama sobre as crianças dos bairros de lata de Bombaim e nomeado para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Em 2001, encabeçou o elenco de "O Guerreiro", filme histórico assinado por Asif Kapadia (realizador mais conhecido por documentários sobre Ayrton Senna e Amy Winehouse), cujo sucesso crítico convenceu-o a prosseguir uma carreira no cinema.

Na Índia, Irrfan Khan notabilizou-se pelas suas presenças em "Haasil" (2004), "Life in a… Metro" (2008), "A Lancheira" (2013, que conheceu estreia em Portugal) e "Hindi Medium" (2017), filmes que não só foram êxitos de bilheteira, como lhe valeram diversos prémios de representação pela imprensa e associações artísticas do seu país. O público indiano mais jovem teve a possibilidade de escutar a sua voz, no papel do urso Balu, para a dobragem indiana de "O Livro da Selva".

No Ocidente, participou em filmes como "Darjeeling Limited", "New York, I Love You" (comédia romântica onde contracenou com Natalie Portman), "O Fantástico Homem Aranha", "Mundo Jurássico" e "Inferno", num conjunto de títulos que o tornou num rosto reconhecido entre os espectadores.