Publicado em 2 Jan. 2025 às 15:34, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries
A mais desafiante prova de todo-o-terreno terá 23 portugueses à partida.
A 47.ª edição do Rali Dakar, a mais prestigiada competição de todo-o-terreno do mundo, decorrerá de 3 a 17 de janeiro de 2025, levando pilotos e navegadores a enfrentar as duras condições do deserto da Arábia Saudita pelo sexto ano consecutivo. O percurso incluirá 7 700 quilómetros, dos quais 5 100 serão cronometrados, divididos em 12 etapas que atravessam dunas e terrenos acidentados.
A prova inicia-se em Bisha com um prólogo para determinar as posições iniciais e culmina em Shubaytah, onde serão conhecidos os campeões das várias categorias.
O canal Eurosport assegura novamente a cobertura essencial do Rali Dakar 2025 com a transmissão de um magazine diário, às 21h00, que apresenta resumos das etapas, entrevistas, análises e perfis dos participantes.
Nascido da mente do francês Thierry Sabine, o Dakar começou em 1978 como uma louca corrida aventura desde Paris através do Saara e até à capital senegalesa. Foi transferido para a América do Sul em 2009 após ameaças terroristas. Em 2020, a prova voltou a mudar de ares e viajou para a Arábia Saudita. Atualmente é cabeça de cartaz no campeonato mundial de rally-raid organizado pela FIA.
Motos
A equipa de cinco pilotos da Honda conta com o campeão do ano passado, Ricky Brabec, ao lado de Pablo Quintanilla, Skyler Howes, Adrien Van Beveren e Tosha Schareina.
Após o segundo lugar no ano passado, a Hero continua a confiar em Ross Branch. O motard do Botsuana continua ao leme da equipa, com Sebastian Bühler e o ex-Honda Jose Ignacio Cornejo.
Em graves dificuldades financeiras que levaram ao cancelamento dos projetos desportivos de outras marcas do grupo como a GasGas e Husqvarna, a KTM leva apenas três pilotos ao Dakar deste ano, Daniel Sanders, Kevin Benavides e Luciano Benavides.
A equipa Sherco é composta por Lorenzo Santolino, acompanhado pelo piloto português Rui Gonçalves, e por Harith Noah.
A equipa italiana Fantic vai ao Rali Dakar 2025 com uma forte equipa de sete pilotos composta por Tommaso Montanari, Jeremy Miroir, Mohammed Al Balooshi, Maxime Pouponnot, Rafic Eid Bassam, Tomas De Gavardo e Sandra Gomez.
Os chineses estão de volta com dois construtores. A Kove regressa como equipa de fábrica com dois pilotos, Mason Klein e Neels Theric. A Hoto estreia-se com três pilotos, Fang Xiangliang, Arunas Gelazninkas e Xavier Flick.
Carros
Aos 62 anos, o atual campeão Carlos Sainz juntou-se à Ford após o fim do projeto Audi. O espanhol tem a oportunidade se tornar o piloto mais velho a vencer o Dakar, podendo tornar-se também o primeiro a conquistar o título com cinco fabricantes diferentes. Agora ao comando do novo Ford Raptor T1+ vai contar com o apoio do compatriota Nani Roma, vencedor do Dakar em duas (2004) e quatro rodas (2014), de Mattias Ekström e de Mitch Guthrie Jr, todos ao volante do novo Ford Raptor.
Nasser Al-Attiyah, cinco vezes vencedor, juntou-se a Sebastien Loeb, nove vezes campeão mundial de ralis, na nova equipa Dacia Sandriders. O piloto do Qatar ganhou duas vezes desde que a corrida foi transferida para a Arábia Saudita. Terão a espanhola Cristina Gutierrez "aguadeira" de luxo.
Guillaume de Mévius, o português João Ferreira, Guerlain Chicherit e Denis Krotov vão alinhar nos renovados Mini JCW Rally 3.0i.
A Toyota regressa com duas fortes estruturas. As Toyota Hilux Overdrive Evo, da Overdrive, são lideradas pelo saudita Yazeed Al Rajhi com a ajuda do ex-motard Toby Price, do lituano Rokas Baciuška e ainda o argentino Juan Cruz Yacopini, o estónio Urvo Männamaa e o brasileiro Marcos Moraes. Do lado da Gazoo Racing apresentam-se as Toyota GR DKR Hilux EVO pilotadas por Lucas Moraes, Giniel de Villiers e Seth Quintero, acompanhados pelo lituano Benediktas Vanagas e pelos sul-africanos Guy Botterill, Henk Lategan e Saood Variawa.
Logo atrás, será de contar com o Century CR7 do francês Mathieu Serradori e com o rápido checo Martin Propok ao volante de um Ford Raptor RS Cross Country.
Um total de 23 representantes portugueses estará presente nesta edição, entre pilotos e navegadores, distribuídos pelas categorias de motos, automóveis, SSV e camiões.
Motos
Rui Gonçalves (Sherco), António Maio (Yamaha) e Bruno Santos (Husqvarna) destacam-se pela experiência acumulada e ambição de obter bons resultados.
Carros
João Pereira, acompanhado pelo navegador Filipe Palmeiro, competirá com um Mini da equipa X-Raid, apostando em alcançar o top-10.
Challenger (antigos T3)
O contingente luso inclui as duplas Mário Franco/Rui Franco, Pedro Gonçalves/Hugo Magalhães, Luis Portela/David Megre, Rui Carneiro/Ola Floene (NOR), Gonçalo Guerreiro/Cadu Sachs (BRA), Ricardo Porém/Nuno Sousa e Maria Luís Gameiro/José Marques.
SSV
Fausto Mota, competindo com licença espanhola, será navegador do italiano Enrico Gaspari. Outras duplas portuguesas incluem Alexandre Pinto/Bernardo Oliveira, João Monteiro/Nuno Morais e João Dias/Gonçalo Reis.
Camiões
O experiente navegador Paulo Fiúza participa pela 16.ª vez, agora ao lado do lituano Vaidotas Zala e do neerlandês Max Van Grol.