Cartaz de cinema

Eurosport inicia transmissões das clássicas europeias nos Países Baixos

Publicado em 27 Fev. 2020 às 20:50, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries

Eurosport inicia transmissões das clássicas europeias nos Países Baixos

Conhecido como o fim-de-semana de abertura da temporada das clássicas da Primavera, inclui provas disputadas na Bélgica.

Este fim-de-semana, o ciclismo ganha destaque nos canais Eurosport com a transmissão das clássicas belgas Omloop Het Nieuwsblad e Kuurne-Bruxelas-Kuurne, provas que marcam o inicio de uma nova fase do calendário velocipédico também conhecido como "Opening Weekend", ou "Fim-de-semana de Abertura".

Março é um mês recheado de competições de preparação para a primeira grande prova de três semanas da temporada, A Volta a Itália. Ao longo do mês será possível ver, para além das clássicas, outras corridas por etapas de grande prestigio e história como como a Paris-Nice, a Tirreno-Adriatico, ou ainda o primeiro monumento da temporada, a Milão-Sanremo.

Este sábado realiza-se a Omloop Het Nieuwsblad, clássica de ciclismo belga que cumpre a 75ª edição. A prova, com partida marcada para Gent e chegada a Ninove, 200 quilómetros depois, caracteriza-se pela  dureza e pelos setores de "pavé", ou empedrado, que dificultam a vida dos ciclistas. A Omloop Het Nieuwsblad é a primeira prova em solo belga e marca o arranque da temporada de ciclismo no país.

Os belgas destacam-se com um total de 56 vitórias. Ernest Sterckx, Joseph Bruyère e Peter Van Pategem com três troféus cada são os ciclistas com maior historial nesta clássica. Em 2019, Zdenek Stybar (Deceuninck-Quick-Step) converteu-se no primeiro checo de sempre a vencer a Omloop Het Nieuwsblad.

A edição deste ano da Omloop Het Nieuwsblad conta com nomes de peso no pelotão, no entanto, o grande destaque vai para o belga Wout van Aert. O tricampeão do mundo de Ciclocross regressa à competição depois longa paragem na sequência de uma grave queda sofrida durante a Volta a França 2019.

No domingo, 1 de março, apenas 24 horas depois da Omloop Het Nieuwsblad, realiza-se a Kuurne-Bruxelas-Kuurne, outra clássica belga de grande tradição. Este ano cumpre a 72ª edição da prova onde o pelotão rola 201 quilómetros num percurso com partida e chegada na cidade de Kuurne. Os ciclistas terão mais de uma dezena de muros, subidas curtas mas muito inclinadas, incluindo algumas em empedrado onde, para além de terem de puxar pelas pernas, terão de ter cuidados extra para evitar quedas, com o vento e o frio complicarem ainda mais a missão dos ciclistas. Os portugueses Rui e Ivo Oliveira (UEA Team Emirates) fazem parte dos pré-inscritos para a Kuurne-Bruxelas-Kuurne.

O luxemburguês Bob Jungels (Deceuninck – Quick Step) sagrou-se campeão da Kuurne-Bruxelas-Kuurne 2019. Já o belga Tom Boonen, com três triunfos, é o ciclista com maior êxito na prova.

E porque não há duas sem três, a semana de clássicas belgas no Eurosport prevê ainda a transmissão do Grande Prémio Le Samyn, corrida de um dia que liga Quaregnon e Dour numa extensão de cerca de 200 quilómetros. Na época passada, o francês Florian Sénéchal (Deceunink – Quick Step) foi o primeiro homem a cortar a meta. No entanto, o belga Johan Capiot detém o recorde de vitórias no evento. Antes, o Eurosport emite ainda a corrida feminina.

Outras oferta de ciclismo no Eurosport incluem de 1 a 5 de março mais uma edição da Volta a Taiwan, corrida que faz parte do calendário do Circuito Asiático da UCI desde 2015. Apesar da ilha ser bastante pequena, a Volta a Taiwan conta com cinco etapas que atravessam a ilha de uma ponta à outra em mais de 700 quilómetros. O vencedor da última edição foi o japonês Yukiya Arashiro (Bahrain-Merida).

Horários

Omloop Het Nieuwsblad

Sábado, 29 de fevereiro – Bélgica – 13h00

Kuurne – Bruxelas – Kuurne

Domingo, 1 de março – Bélgica – 14h15

Volta a Taiwan

1 a 5 de março – Taiwan – Diariamente entre as 03h00 e as 04h00

GP Le Samyn

Terça-feira, 3 de março – Bélgica – 14h00