Cartaz de cinema

Eurimages apoia filmes de Pawel Pawlikowski, Lukas Dhont e Marco Martins

Publicado em 30 Jun. 2025 às 23:37, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Europeu)

Eurimages apoia filmes de Pawel Pawlikowski, Lukas Dhont e Marco Martins

A segunda sessão de avaliação de projetos de 2025 do Fundo Eurimages resultou no apoio a 35 filmes, incluindo cinco documentários e duas animações, num total de mais de 10 milhões de euros.

O Comité Executivo do Fundo Eurimages anunciou o apoio à coprodução de 35 longas-metragens na segunda sessão de avaliação de projetos de 2025. A decisão foi tomada com base nas recomendações de especialistas independentes reunidos online. O valor total atribuído ascende a quase 11 milhões de euros.

Entre os projetos selecionados está "1949/Vaterland", realizado por Paweł Pawlikowski, uma coprodução entre Polónia, Alemanha, França e Itália. O filme é uma adaptação do romance "The Magician", de Colm Tóibín, que recria ficcionalmente a vida do escritor alemão Thomas Mann. Em 2018, Pawlikowski dirigiu "Cold War - Guerra Fria", a história de um casal separado repetidamente por eventos políticos e decisões pessoais na Europa do pós-guerra.

Outro dos filmes apoiados é "Coward", do realizador belga Lukas Dhont, uma coprodução entre a Bélgica, França e Países Baixos. Detalhes sobre o enredo ainda não foram divulgados. Dhont recebeu o Grande Prémio do Júri na edição 2022 do Festival de Cannes com "Close".

Radu Jude recebeu mais uma parte do financiamento para "Diary of a Chambermaid", coprodução entre França e Roménia. O filme segue uma jovem romena empregada doméstica ao serviço de uma família francesa que participa simultaneamente num grupo de teatro amador, onde interpretam uma adaptação do romance homónimo de Octave Mirbeau. Além de estar a terminar uma reinterpretação da história de Drácula, o cineasta romeno lançou este ano "Kontinental '25" sobre um oficial de justiça que enfrenta uma profunda crise moral.

Também na lista de obras apoiadas pelo Eurimages está "Gentle Monster", da realizadora austríaca Marie Kreutzer, uma coprodução entre a Áustria, Alemanha e França. A história centra-se em duas mulheres, Lucy e Elsa, que, apesar de percursos distintos, enfrentam desafios emocionais e familiares enquanto lidam com homens marcados por um lado sombrio que preferem ignorar. Kreutzer realizou "Corsage" com Vicky Krieps, filme estreado na secção Un certain regard de Cannes, em 2022.

Portugal também marca presença nesta seleção com "A Colónia", de Marco Martins, em coprodução com a Grécia. O filme retrata a criação, em 1972, de uma colónia de férias nas Caldas da Rainha, destinada a crianças cujos pais estavam presos pelo regime ditatorial português. Antes, o cineasta português assinou "Great Yarmouth: Provisional Figures", um drama sobre a emigração portuguesa no Reino Unido.

O apoio estendeu-se ainda a obras de outros cineastas reconhecidos como o italiano Nanni Moretti ("Succederà questa notte"); o japonês Ryusuke Hamaguchi na sua primeira coprodução europeia ("All of a Sudden"); o belga Felix van Groeningen ("Let Love In"); e Kornél Mundruczó, realizador húngaro ("The Revolution According to Kamo").

O Fundo Eurimages do Conselho da Europa nasceu em 1988 para apoiar o cinema europeu. Tem por principal objetivo promover a indústria cinematográfica e fomentar a cooperação entre os países membros, incentivando a diversidade cultural.