Cartaz de cinema

Estúdio de "Anora" e "Parasite" compra direitos do próximo filme de Christian Mungiu

Publicado em 12 May. 2025 às 20:45, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Primeiro olhar, Cinema Europeu)

Estúdio de "Anora" e "Parasite" compra direitos do próximo filme de Christian Mungiu

"Fjord", o primeiro filme em língua inglesa do realizador romeno três vezes premiado em Cannes, terá distribuição norte-americana pela Neon.

A distribuidora norte-americana Neon, vencedora do Óscar de Melhor Filme com "Anora" e "Parasita", adquiriu os direitos de distribuição do novo filme "Fjord", realizado por Cristian Mungiu, para os mercados dos EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália e da Nova Zelândia.

A longa-metragem marca a estreia do cineasta romeno - vencedor da Palma de Ouro por "4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias" - no cinema de língua inglesa. "Fjord" é um drama familiar protagonizado por Sebastian Stan, recentemente nomeado para um Óscar pelo papel de um jovem Donald Trump em "The Apprentice", e Renate Reinsve, reconhecida pelo desempenho em "A Pior Pessoa do Mundo".

O enredo acompanha a família Gheorghiu - pai romeno (Stan) e mãe norueguesa (Reinsve) - que se instala numa aldeia remota da Noruega, terra natal da mãe. À medida que criam laços com os vizinhos Halberg, os filhos de ambas as famílias desenvolvem uma forte amizade. Contudo, suspeitas sobre o comportamento dos Gheorghiu lançam a família no centro de uma crise comunitária, marcada por tensão e escrutínio social.

As filmagens decorreram na Noruega e já se encontram concluídas. "Fjord" é uma coprodução internacional que envolve Noruega, Suécia, Dinamarca, Finlândia, França e Roménia.

Cristian Mungiu é presença regular no Festival de Cannes, onde, além da Palma de Ouro, já foi distinguido com os prémios de Melhor Realização (O Exame) e Melhor Argumento (Para Lá das Colinas).