Cartaz de cinema

Especial "Vida Submarina" no canal Odisseia

Publicado em 14 Jan. 2021 às 10:32, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

Especial "Vida Submarina" no canal Odisseia

A partir de 15 de janeiro, o canal emite nove horas dedicadas às profundezas do oceano.

"Oceano Selvagem", a primeira proposta deste especial, composta por três episódios de uma hora cada, dedicados às Filipinas, Indonésia e Japão, resulta de uma investigação científica que ajuda a explorar e a compreender o habitat labiríntico dos recifes de coral da zona oriental da Ásia. Vai para o ar de sexta-feira a domingo, às 16h00.

"As Lontras das Ilhas Shetland", sobre a maior população de lontras da Europa, observadas há 30 anos por Brydon Thomason, é o tema do segundo documentário, exibido sexta-feira, 22 de janeiro, às 16h00.

"As Profundezas do Atlântico" é uma série de dois episódios ("O Oceano Aberto" e "Leviatã") - exibidos sábado 23, e domingo, 24 de janeiro, às 16h00 - que prestam homenagem aos primeiros navegadores e investigam o estado de saúde das águas profundas do Atlântico, combinando sequências inéditas de vida selvagem, filmadas a 3 mil metros de profundidade, com o testemunho de cientistas e pessoas com paixão pelo mar, que fizeram do oceano o seu modo de vida. Ao longo de dois anos, Ken O'Sullivan, operador de câmara submarina, realizou uma série de mergulhos nas escuras e frias águas do Atlântico Norte, antigamente conhecidas como O lugar do Diabo, para tentar encontrar alguns dos maiores seres vivos do planeta, entre os quais, baleias-azuis, cachalotes e recifes de coral.

O cineasta e biólogo marinho, Richard Fitzpatrick, convida o naturalista, conservacionista e aventureiro Iolo Williams a explorar "A Grande Barreira de Coral" ao longo de três episódios exibidos de 29 a 31 de janeiro, sempre às 16h00. "O Norte", "Perigo e Regeneração" e "As Origens" mostram os 2 400 km de comprimento que tornam este recife no maior organismo vivo do planeta durante o momento mais crítico da sua história.